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Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 523 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Yumeng Zhu
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Zona de Arte 798 de Beijing era originalmente um campus fabril construído na década de 1950 com a ajuda da União Soviética e da Alemanha Oriental, projetado no estilo Bauhaus para a produção de equipamentos eletrônicos. Desde os anos 2000, a região foi revitalizada como uma rua artística e transformada em uma área que abriga galerias influentes de todo o mundo. Nós projetamos a primeira White Stone Gallery da China neste distrito 798, seguindo as de Taipei e Hong Kong.
Utilizando as características do amplo espaço sob o teto abobadado alto e inclinado, concebemos uma galeria que parece uma percurso do mundo cotidiano para o mundo extraordinário da arte, usando criativamente as condições de uma entrada extremamente estreita e alongada. Neste local, projetamos uma fachada para criar identidade forte e mística, tornando-se um ponto de referência no 798, apresentando uma cobertura tridimensional feita de painéis de alumínio com madeira de 3 mm de espessura na entrada como um chamariz.
Ao passar sob a cobertura, um espaço em forma de túnel lembra uma cena onde um buraco semelhante a uma nijiri-guchi (pequena entrada da sala de chá) aparece além de uma floresta de bambu e se desdobra, levando a um espaço marcante onde uma estrutura tridimensional em forma de nuvem feita de madeira paira sobre a cabeça dando as boas-vindas aos visitantes. Da fachada de entrada à recepção, criamos com sucesso um corredor que leva a um espaço extraordinário, adaptando habilmente vários ambientes diferentes que abrangem tanto o interior quanto o exterior. Isso foi feito variando a construção e combinando uniformemente painéis de alumínio de 3 mm de espessura impressos em madeira com uma série de curvas e fixações mantendo a escala estrutural.
Além da recepção, o local foi projetado para destacar a arte, como as coleções da White Stone de 'Mono-ha', em um espaço tranquilo com paredes minimalistas brancas e um grande teto abobadado expondo concreto áspero e envelhecido, criando uma atmosfera de iluminação suave. Esta galeria incorpora vividamente a filosofia de 'Mono-ha', com seu "diálogo de objetos" e "existência presente", através de sua arquitetura, destacando-se poderosamente em confronto com cidades e histórias insubstituíveis, sendo parte da rede global das Galerias White Stone espalhadas pelo mundo.