Campus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ

Campus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCampus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, FachadaCampus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, FachadaCampus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ - Fotografia de Interiores, Iluminação, JanelaCampus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ - Mais Imagens+ 57

  • Arquitetos Principais: Yung Ho Chang, Lijia Lu
  • Equipe De Projeto: Wang Wenzhi (part Ⅱ), Yin Shun (part Ⅰ), Wang Yue, Long Bin, Huang Shuyi, Liang Xiaoning, Liu Yang, Liu Chao, Zhang Bowen, Wang Shuo, Cheng Yishi, He Zelin, Shi Qi, Lin Shijie, Li Xiangting, Xie Yanxu, Jiao Huimin; Interior design: Wang Yue, Zhang Min, Han Shukai, Li Shuai; Landscape Design: Shi Qi, Yin Shun, Lin Shijie; On-site Supervision: Li Shiqi
  • Cliente: China Academy of Art
  • Período De Projeto: 2018.3-2019.6
  • Estrutura: Estrutura de concreto armado
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
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Campus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Fangfang Tian

Implementação do Novo Sistema Educacional - A primeira parte da Fase I do Campus Liangzhu da Academia de Artes da China (CAA) em Hangzhou foi concluída em 2022, seguida pela segunda parte concluída em agosto de 2023, resultando em um campus totalmente operacional com 180.000 m2 de área construída. No início do concurso de projeto para o Campus Liangzhu, as equipes participantes foram solicitadas a conceber um sistema educacional inovador alinhado com o desenvolvimento socioeconômico. Este paradigma educacional, proposto pelo Atelier FCJZ, abrange vários aspectos-chave que foram postos em prática: 1. abraçar a pedagogia prática; 2. integrar estudos arquitetônicos na educação geral; 3. priorizar cursos de pesquisa em níveis avançados; 4. incentivar os alunos a organizar clubes de interesse; 5. abolir a estrutura departamental convencional; 6. enfatizar o pioneirismo no conceito de vida e aprendizado entrelaçados.

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Planta Situação - Campus

Projeto e Ocupação de Edifícios Individuais - Enquanto o aprendizado-vivência guia a organização espacial do campus, outro fio condutor que molda a proposta arquitetônica é a abertura. Definimos abertura como 1. abertura do espaço físico; 2. adaptabilidade do conteúdo no espaço; 3. participação dos usuários, incluindo os alunos e professores, em reimaginar como o espaço é utilizado.

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Estúdios - Cobertos por uma série de arcos, os estúdios abertos e amplos incentivam os alunos e professores a sairem de seus ambientes relativamente privados e se envolver mais em domínios públicos. Além das atividades de pesquisa e criação diárias, as avaliações de projeto são agora um evento comum nos estúdios. Dependendo da escala, as avaliações dentro de uma turma geralmente utilizam o espaço do estúdio na direção leste-oeste, enquanto as avaliações entre diferentes turmas ou períodos são mais propensas a ocorrer na direção norte-sul. Exposições, conferências, exibições de filmes, performances de teatro ou dança, instalações em grande escala e até mesmo badminton e outros esportes agora também acontecem nos estúdios. Instalações como cafeterias e lojas de conveniência também foram incorporadas à eles.

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Dormitórios - Como os dormitórios estão localizados acima das salas de aula, os alunos podem descer de suas moradias para as oficinas em questão de minutos. Essa disposição espacial também levou a mudanças na rotina diária dos alunos, pois podem levantar às 8h15 e ainda chegar às aulas das 8h30. Para facilitar o café da manhã dos alunos, barracas de comida estão disponíveis nas entradas das oficinas. Nos dormitórios, há espaços compartilhados de dupla altura em todos os andares, rompendo com o layout de corredores convencionais e permitindo que os alunos estudem, discutam ou descansem juntos. Também há uma sugestão para que os alunos projetem e construam móveis para esses espaços no futuro.

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Biblioteca - A organização espacial da biblioteca é vertical, composta por nove torres; oito delas são dedicadas ao estudo e pesquisa, cada uma capaz de acomodar um grande projeto de pesquisa ou vários grupos de estudo independentes. A nona torre é um mirante, essencialmente um espaço arquitetônico puro, servindo como um local para qualquer pessoa fazer uma pausa e meditar. Além disso, há vários mirantes nos telhados dos dormitórios que serão ativados pela universidade.

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Planta 1º andar - Biblioteca

Sala de Exposições - A sala de exposições é composta por dois tipos distintos de espaços: áreas abertas expansivas no térreo para exposições em grande escala e espaços lineares e compactos no andar superior adaptados para exposições e atividades de menor escala.

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Auditório - Como um típico espaço de palestras, o auditório abriga um uso específico. No entanto, o programa no hall pode ser flexível, como um local para exposições ou festas. Há uma cafeteria no mezanino do saguão, e ela está aberta regularmente, mesmo quando não há eventos acontecendo no auditório.

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Corte - Auditório

Ginásio - O ginásio é essencialmente um único espaço amplo coberto por uma série de abóbadas. Sua simplicidade favorece a alta adaptabilidade. Atualmente, ele serve como local para vários treinamentos esportivos e competições e também hospeda eventos em grande escala, como conferências, celebrações e banquetes com frequência. Ao contrário do auditório típico, espacialmente, o piso plano do ginásio convida à multifuncionalidade, e sua iluminação natural cria uma atmosfera agradável.

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Edifício da Administração - O desenho do edifício da administração diverge dos layouts tradicionais de escritórios com corredores ou plantas livres. Em vez disso, apresenta um corredor único escalonado seccionalmente para proporcionar experiências espaciais ricas. O escritório administrativo é projetado com flexibilidade em mente, potencialmente acomodando usos como ensino ou pesquisa no futuro.

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Centro de Atividades - Situado dentro da paisagem do campus de Liangzhu, este edifício está isolado, distinto do complexo principal. É destinado ao lazer e evoca a atmosfera de pavilhões tradicionais ou casas de chá sem uma definição precisa. Apesar de seu tamanho modesto, este volume demonstra uma configuração espacial que não é ditada pela estrutura de placas dobradas de concreto e reflete um compromisso com a abertura e a liberdade, um princípio fundamental da abordagem arquitetônica para o campus de Liangzhu, ditada pelo Atelier FCJZ.

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Diálogo Entre Conteúdo e Arquitetura - Em Liangzhu, há um diálogo contínuo entre arquitetura e conteúdo, que inclui ensino, aprendizado, pesquisa e criação, bem como a vida extracurricular dos alunos e professores da CAA. Desde as inúmeras utilizações emergentes dos espaços de estúdio até as diversas instalações que surgem no ambiente externo, das várias projeções de alunos em diferentes áreas dos edifícios à transformação da biblioteca inteira em uma tela contínua para a ocasião da celebração do 95º aniversário da CAA, essas intervenções coletivamente mostram a perspectiva única e visão criativa dos estudantes de arte sobre a arquitetura. Em resposta, os arquitetos do Atelier FCJZ projetaram molduras de janelas trompe l'oeil nos estúdios para esfumaçar as fronteiras entre os espaços 2D e 3D. Estamos confiantes de que as interações entre diferentes atores no processo contínuo de projeto trarão novas revelações para a arquitetura.

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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Liangzhu, Hangzhou, China

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus CAA Liangzhu - Fase I / Atelier FCJZ" [CAA Liangzhu Campus Phasen Ⅰ / Atelier FCJZ] 30 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015958/campus-caa-liangzhu-fase-i-atelier-fcjz> ISSN 0719-8906

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