-
Arquitetos: Hormann Architektur
- Área: 200 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Stora Enso
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Oficina Infantil na Casa de St.Pauli, em Hamburgo, é um lugar onde as crianças podem explorar de forma lúdica o mundo das artes. Como parte da reestruturação de um parque, ela recebeu uma nova localização.
Participação. Na fase inicial do processo de projeto, não apenas as sugestões dos comitês políticos foram incorporadas, mas também as ideias e desejos das crianças. Uma realização-chave dessa participação foi a importância de uma linguagem arquitetônica que atraísse as crianças e os visitantes do parque. A interpretação das clássicas casas com telhado inclinado confere ao volume uma presença formadora de identidade.
Espaços flexíveis. A planta segue o conceito de arquitetura aberta e convidativa. A área de entrada, com armário e instalações sanitárias, atua como um distribuidor entre a sala comum e a oficina, sendo o acesso sem barreiras entre o pátio frontal e a área externa posterior. A sala multifuncional pode ser atribuída à sala comum, ou pode ser usada como uma extensão do escritório para reuniões familiares e conferências. Todos os ambientes possuem amplas portas como elemento de conexão entre os espaços interiores e exteriores. Um quarto especial acima da área de entrada é o mezanino, um local aberto abaixo do telhado de duas águas, utilizado pelas crianças como um lugar para se esconder e brincar.
Construção sustentável. A construção escolhida reflete a demanda por uma arquitetura sustentável. A construção em madeira maciça não apenas oferece vantagens ecológicas, mas a robusta construção também atende aos requisitos de uma oficina infantil a longo prazo sem comprometer o conforto. O uso consequente e visível da madeira como material cria um clima interno acolhedor e uma atmosfera confortável.
Fachada de madeira do distrito. No exterior, o volume se apresenta como uma edificação de madeira com uma fachada ventilada clássica feita de tábuas de lariço serradas e não tratadas. As tábuas da fachada foram produzidas na oficina florestal do distrito Altona de Hamburgo com sua pequena serraria usando madeira da floresta regional.
A Oficina Infantil St. Pauli combina construção sustentável, funcionalidade e estética de forma exemplar oferecendo às crianças um lugar inspirador para brincar e aprender.