-
Arquitetos: SAAHA AS
- Área: 3950 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ruben Ratkusic
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Cinemateket em Oslo é um cinema para filmes clássicos e contemporâneos alternativos. O projeto do Cinemateket é uma homenagem à experiência cinematográfica tradicional, ao mesmo tempo em que reconhece o cenário do cinema dentro de um robusto armazém de concreto dos anos 1940. A paleta de materiais de carvalho, alumínio e vidro cria um diálogo visual com a construção áspera de concreto aparente do antigo edifício. A ambição do projeto é trazer de volta a sensação de expectativa que se sente ao sair para assistir a um filme.
Desde a entrada até chegar ao assento designado, os ambientes são projetados para aprimorar essa sensação. A área do foyer público se estende por dois andares, e os dois níveis são conectados por uma escada em espiral exclusiva, projetada em colaboração com o designer e artista Tron Meyer. Subir as escadas é uma experiência sobre ver e ser visto. Atrás do foyer há um "tapete de palco" ondulado feito em carvalho vertical. Ao atravessar essa fronteira de madeira, entre a cidade e o cinema, você se encontra em um cinema premiado com excelente som Dolby Atmos.
A fachada anterior estava envelhecida, com uma entrada escura e recuada. Ao puxar a fachada de volta para a linha da rua e instalar novas janelas duplas de dois andares, o foyer de pé-direito duplo ganha uma presença mais forte em direção à cidade, mostrando a atividade pública da edificação. Uma nova marquise com sinalização fluorescente serve como homenagem à era Art Deco do design de cinema.
A filosofia de projeto definiu a reutilização do edifício existente, não apenas como um bom resultado em termos de sustentabilidade e redução de emissões de CO2, mas entendendo que os materiais originais também conferem boas qualidades ao espaço. O Cinemateket é uma instituição na qual o público tem muitas memórias e experiências, por isso, a ambição era facilitar a continuação dessas experiências. Outro objetivo era que o Cinemateket também fosse aberto a uma ampla variedade de visitantes e que as instalações fossem igualmente acolhedoras para todas as idades e origens.
Foi considerada a criação de um espaço aberto e acessível para todos, desde a posição de bancos onde se pode descansar, até os espaços para armazenamento seguro de carrinhos de bebê.