-
Arquitetos: Design i.O
- Área: 353 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jeevan Jyot
-
Fabricantes: ALCOI, Asian Paints, Jaguar, Kriglow, Legrand, Ziba Homes
Reimaginando a Residência com a Natureza nesta Casa de Férias em Chandigarh. Em busca de um local compacto entre as mangueiras, sapotizeiras e goiabeiras, há um local amorfo cercado por árvores frutíferas por toda parte. Encontrar um desses locais é um desafio em uma área próxima aos limites da cidade.
Localizada em Chandigarh, esta casa de férias de 3800 pés quadrados não quer ser conhecida como uma estrutura construída em meio à natureza, mas sim como se tivesse surgido da própria natureza. Com razão, foi concebida, planejada e projetada para se camuflar com o silêncio e a solidão circundantes. A Casa à Sombra da Mangueira saúda os visitantes com uma entrada compacta e refrescante, com árvores de ambos os lados do caminho pavimentado. Ao entrar pela porta principal, é revigorante testemunhar a ausência de paredes de tijolos e colunas de concreto, definindo o tom deste santuário sereno para contemplar após a rotina mundana.
A Casa à Sombra das Mangueiras foi projetada para harmonizar com a natureza e permitir a entrada de luz conforme desejado. Isso é feito estrategicamente incorporando janelas de piso a teto de correr e dobráveis da ALCOI’s AluBUILD, suavizando as fronteiras arquitetônicas silenciosa e perfeitamente. Ao entrar no térreo, os espaços comuns, como a sala de estar, jantar, cozinha, sala de piscina e sala de TV, são segregados por divisórias funcionais, que atuam tanto como telas como suportes para exposição.
Materiais naturais, incluindo Teak e Ash-wood para portas e móveis, pedra Kota para pisos, mármore Green Spider e pedra de Jaisalmer para os banheiros, refletem a remoção dos ornamentos não essenciais e evocam a atenção plena e o minimalismo. Ao entrar nos espaços privados, como os quartos que consistem em aberturas externas mais seguras, utilizando portas e janelas de correr da ALCOI e uma tela de bambu para oferecer privacidade adicional. Cada quarto possui um banheiro anexo, que apresenta um pátio privativo com uma área de banho ao ar livre.
Desvinculado das percepções convencionais de um telhado, o projeto abriga três claraboias, iluminando os espaços de forma eficaz e natural. "Embora tenhamos assinado este projeto para construí-lo como uma fazenda, ao visitar o local, experimentamos um sentimento de realização distinto. Naquele exato momento, soubemos que queríamos construir com o sentido de unidade e incentivar ainda mais a reflexão espiritual."Saurabh e Palak, cofundadores do Design i.O. No tecido da arquitetura e do design, onde aspirações humanas encontram a beleza bruta do mundo natural, a Casa das Sombras de Manga em Chandigarh incorpora uma fusão harmoniosa, ecoando o sentimento de Ludwig Mies van der Rohe: "Devemos tentar unir natureza, casas e seres humanos em uma unidade superior." Aqui, entre as mangueiras, sapotizeiras e goiabeiras, as paredes se dissolvem, e janelas expansivas se abrem para o mundo orgânico. Criada por Saurabh e Palak, ela serve como um testemunho vivo do vínculo inseparável entre o design humano e a graça da natureza - um santuário onde arquitetura e natureza convergem em uma unidade superior, oferecendo espaço para contemplação, reflexão e unidade espiritual.