-
Arquitetos: António Paulo Marques, arquiteto e associados
- Área: 19568 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Acur, Bosch, Cortizo, Enor, Finsa, Gyptec, Margres, Portgaia, STACBOND, Sanindusa, Scada, Swiss Krono AG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto residencial de iniciativa privada está localizado junto à Circunvalação, no limite sul da cidade de Matosinhos. O terreno tem uma configuração retangular com uma frente de 90,00m para a rua Atriz Alda Rodrigues e uma profundidade de 27,60m. A implantação do edifício ocupa a totalidade do terreno com os seus 3 pisos em subsolo destinados ao programa do estacionamento com uma capacidade de 206 lugares.
Acima do solo o edifício é constituído por 8 pisos com uma frente de 90,00m por 17,60m de profundidade. Um grande átrio central garante o acesso principal ao edifício, que no seu interior é servido por 3 núcleos de distribuição vertical. O programa é apenas dedicado à habitação e este é constituído por 170 apartamentos, distribuídos pelas seguintes tipologias, 100 T0, 28 T1, 24 T2 e 18 T3. No exterior, edifício é revestido em sistema de fachada ventilada com compósito de alumínio numa combinação de 3 cores.
Toda a fachada obedece a uma composição da matriz regular, vertical e horizontal, onde se inserem os vãos exteriores. O uso de varandas e nichos para instalação das unidades exteriores de AC animam a fachada e acrescentam ritmo e tridimensionalidade.