-
Arquitetos: Henning Larsen
- Área: 620 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nic Lehoux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo lar para o remo feroês: no centro do plano urbano de Henning Larsen para a cidade de Klaksvík está um novo marco que celebra a herança esportiva feroesa. O Clube de Remo de Klaksvík, equipado com serviços de ponta para seus atletas, atrai tanto os locais quanto os visitantes com suas vistas acolhedoras das paisagens ao redor.
Situada dentro de um fiorde pitoresco que protege dos ventos fortes do Atlântico e oferece vistas para ilhas vizinhas, Klaksvík é a segunda maior cidade das Ilhas Faroé e lar de 5.000 residentes. Na última década, a capital da pesca das Ilhas Faroé embarcou em uma jornada para se estabelecer. Henning Larsen liderou o plano urbano dinâmico permitindo espaço para adaptação ao longo do tempo, com os primeiros prédios concluídos em 2018. O núcleo urbano se concentra nas pessoas, priorizando o acesso pedonal, incorporando destinos animados, como uma pista de patinação infantil e clube de remo, adjacentes à praça central.
O Clube de Remo de Klaksvík emergiu como uma contribuição vital para a identidade renovada de Klaksvík. O remo, esporte nacional das Ilhas Faroé, é uma parte significativa da cultura da região, com atletas dedicando tempo e esforço consideráveis ao treinamento durante todo o ano e competindo contra cidades vizinhas. A fabricação artesanal e o uso de barcos tradicionais de madeira existem há séculos e têm importância emocional e histórica para seu povo. Tradicionalmente fabricados com um único machado e remetendo à época viking, esses barcos estão incluídos na lista da UNESCO de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. "Nossa abordagem de projeto estava profundamente enraizada na paisagem e na cultura de Klaksvík.
O telhado verde inclinado e a fachada de madeira homenageiam a beleza natural ao redor, ao mesmo tempo em que fazem referência à arquitetura tradicional das Ilhas Faroé; um diálogo harmonioso entre o ambiente construído e a paisagem do fiorde," diz Ósbjørn Jacobsen, diretor de projeto, Ilhas Faroé, Henning Larsen.
O clube é projetado com um compromisso com a funcionalidade e o prazer. A estrutura de 620 m2 apresenta um telhado verde inclinado e uma fachada de madeira que reflete a beleza da paisagem adjacente e honra o design tradicional da região. Ao preparar-se para lançar os barcos, portas amplas se abrem da área de armazenamento de barcos para o cais de madeira facilitando transições eficientes para dentro e para fora da água. Os barcos podem ser armazenados com segurança e rapidez em um compartimento projetado dentro do volume.
O interior de madeira não apenas oferece amplo espaço para treinamento, mas também é um local acolhedor para pausas compartilhadas ou momentos de relaxamento. Grandes janelas oferecem aos visitantes vistas cênicas e abundante luz natural, seja aos que estão envolvidos em um treino ou simplesmente passando por ali. O clube também serve como um local público que hospeda uma variedade de eventos e exposições, e uma atração turística notável, orgulhosamente exibindo a habilidade tradicional de fabricação de barcos regionais. Durante os meses mais quentes, há muito espaço para se reunir do lado de fora, criando um espaço animado e equipado com café. "Queríamos criar um local que vai além do simples armazenamento de barcos.
As portas amplas que se abrem para o cais de madeira e o interior aberto foram projetadas para melhorar o uso comunitário do espaço," diz Ósbjørn Jacobsen. O masterplan de Klaksvík agora está 40-60% concluído, com planos de expansão e priorização adicional ao acesso pedonal. O layout urbano de Henning Larsen é projetado para ser dinâmico, permitindo adaptação ao longo do tempo. O antigo correio da cidade, comprado pela municipalidade, foi convertido em uma casa cultural.