-
Arquitetos: Adalberto Dias Arquitecto lda
- Área: 597 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Inês d’Orey
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um Interface de Transportes Públicos/Metro, construído no ano de 2022, implantado na “alameda-passeio” e sobre a linha da estação do Metro do Polo Universitário da Asprela, no Porto.
A área de implantação, volume e programa traduzem-se num edifico compacto para apoio aos passageiros dos vários sistemas, na alameda entre a Rua Alfredo Allen e o edifício I3S, com o seguinte programa:
- Sala de Espera e Cafetaria;
- Sanitários públicos;
- Bilheteira com atendimento (loja andante).
A forma proposta na implantação, e face às circunstâncias da envolvente, é de uma taça que se coloca no meio da alameda e sensivelmente a meio dos dois acessos à estação do Metro existente.
O edifício é de um só volume, todo envidraçado por forma a manter as continuidades visuais de todos os quadrantes, reflectindo a envolvente e reduzindo assim o seu protagonismo.
O sistema de acessos/circulações estrutura todos os espaços de forma a garantir uma total acessibilidade e mobilidade, para além das duas entradas nos extremos norte e sul, em continuidade com os fluxos dominantes.
O edifício tem uma resolução interior pragmática e optimizada, com o espaço de cafeteria orientado a norte, a loja/bilheteira a sul, e no centro os serviços dos dois programas e a bateria de sanitários com distinção de sexo e para pessoas com mobilidade reduzida.