-
Arquitetos: Henning Larsen, KHR Architecture, PKA Arkitekter
- Área: 79000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jiri Havran
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hospital Universitário de Haukeland em Bergen é a concretização de uma visão ambiciosa para um hospital pediátrico e feminino abrangente, onde todas as competências relacionadas com crianças, jovens e mulheres convergem numa única instalação. A visão holística do paciente, que engloba desafios físicos e mentais, seguindo o paciente numa perspetiva de curso de vida até à idade adulta, inova a forma de oferecer serviços de saúde às crianças. Composto por oito blocos de construção, o Glasblokkene foi concluído em duas fases; a segunda fase foi inaugurada em dezembro de 2023. Trata-se de um dos primeiros projetos de construção hospitalar do mundo totalmente digital e, por conseguinte, eficiente em termos de recursos. A ênfase na eficiência energética e na sustentabilidade desde o início resultou em inúmeras soluções ecológicas e na melhor etiqueta energética do mercado.
Visão arquitetônica: O conceito arquitetônico centra-se na criação de um ambiente humano e acolhedor. Ao dividir a massa do edifício em tangentes estreitas, o hospital integra-se na sua envolvente e permite que a luz natural flua abundantemente para o seu interior. Esta abordagem de projeto assegura uma escala humana, oferecendo aos visitantes uma compreensão imediata da atmosfera calorosa e convidativa que os espera no interior. A colocação dos blocos, numa encosta verde, reforça a ligação entre o exterior e o interior, atraindo a natureza para o interior para um impacto de cura.
Design centrado na criança: Um objetivo primordial em Glasblokkene é deixar as crianças serem crianças, mesmo quando são pacientes. O hospital dá prioridade a espaços para atividade física e relaxamento, promovendo uma atmosfera em que a ênfase não está apenas nas funções médicas, mas também no bem-estar. A entrada principal apresenta uma área de jogos, promovendo uma energia positiva com crianças ativas visíveis através das janelas quando se chega ao hospital.
Design de interiores à medida: Para melhorar a experiência geral, o Glasblokkene incorpora mobiliário de design personalizado em materiais quentes e naturais e cores vibrantes. Todos os quartos dos pacientes incluem uma cama extra para os pais ou parceiros, demonstrando uma consideração atenta às necessidades da família. Esta abordagem personalizada tem como objetivo minimizar as características institucionais e criar um espaço onde os pacientes, o pessoal e os visitantes possam prosperar.
Fluxo e funcionalidade: Os blocos de construção criam uma orientação clara com fluxos separados para o público e para o pessoal, sendo que a cada bloco é atribuída uma cor distinta, utilizada no interior para ajudar a orientar a orientação. Os blocos estão interligados por passadiços e, no rés do chão, por salas de estar, auditório e uma escadaria polivalente. Os materiais utilizados criam uma ligação clara entre o exterior e o interior.
Concepção democrática: Privilegiando o design democrático, o hospital atribui espaços de canto com as melhores vistas para funções partilhadas ou quartos de isolamento.
Jardins de cura e integração da arte: Reconhecendo os benefícios terapêuticos, Glasblokkene integra a natureza e a arte na sua concepção. Os quartos dos doentes e as áreas comuns oferecem vistas do ambiente natural, contribuindo para a redução do stress e para um maior bem-estar. Os jardins do hospital apresentam vegetação local, proporcionando experiências sensoriais e oportunidades de relaxamento e movimento. Os elementos artísticos tácteis, como as "pérolas" espalhadas pelo local, convidam à exploração, criando um ambiente lúdico e envolvente nos terrenos do hospital. A integração da arte, tanto no interior como no exterior, aumenta o atrativo estético e as oportunidades para pequenas aventuras.