-
Arquitetos: VAGA
- Área: 568 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Decameron, Ecoflame Garden, Punto e Filo, Wooding
Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo, 2024 – O projeto da Casa Manacá, situado em um lote de esquina na cidade de Cesário Lange, São Paulo, estabeleceu relações com diversos elementos pré-existentes no terreno. Assinado pelo escritório VAGA Arquitetura, promoveu uma interação entre a paisagem e a arquitetura da residência.
A relação com a rua, a insolação ideal e a privacidade foram as principais relações estabelecidas, que exigiram níveis distintos de interação entre interior e exterior. Para isso, a distribuição espacial da casa se organiza a partir de três núcleos programáticos associados entre si.
Esses núcleos estão abrigados em dois grandes volumes que se interseccionam: o primeiro, de serviços, que configura a frente da casa em relação à rua, junto ao núcleo de atividades coletivas, aberto para a vista do lago e o jardim. O segundo, configura o volume íntimo, voltado para um jardim privativo que, além de trazer o verde para o ambiente, oferece frescor e privacidade para os quartos. A transição entre os núcleos acontece de forma gradativa, uma vez que as atividades coletivas se extrapolam para o volume íntimo, por meio da sala e cozinha integrada, sem que ambos percam sua devida autonomia. O sistema construtivo, composto por estrutura metálica e paredes de alvenaria, foi definido priorizando a eficiência da obra e a rapidez na construção.
A cobertura metálica é protagonista no projeto e se configura como elemento de articulação entre os dois volumes da casa, passando sobre a entrada social e sobrepondo-se à área íntima, de pé direito mais baixo. Esta, se apoia sobre uma viga-calha central que atravessa toda a edificação no sentido longitudinal, cumprindo a função de elemento estrutural, drenagem de águas pluviais e a passagem de instalações. Além disso, a forma da cobertura garante um pé direito mais alto nas áreas de atividades coletivas, conformando grandes beirais que fazem a proteção do sol na face norte.
Por se tratar de um imóvel destinado à venda, o projeto da Casa Manacá se tornou um desafio para os arquitetos, devido à incerteza em relação ao cliente final o que influenciou as decisões estéticas e funcionais da residência. Diante disso, foram adotadas soluções de baixo custo, porém executadas com refinamento técnico e estético. O objetivo era garantir um resultado que agradasse potenciais compradores e, simultaneamente, estabelecesse um alto padrão de qualidade para as demais construções do condomínio.