-
Arquitetos: Dodds Estudio
- Área: 86 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto PH Boris é a transformação de uma clássica Propriedade Horizontal de Buenos Aires. Esta tipologia muito comum na cidade caracterizava-se por resolver um conjunto de moradias que compartilham o mesmo terreno e acesso. Cada unidade resolvia a ventilação e iluminação natural através de pátios internos ao mesmo tempo em que seus quartos eram definidos por espaços fragmentados. A proposta de design buscou repensar essas características como uma oportunidade para criar um espaço central que permitisse melhorar a versatilidade e a amplitude dos ambientes.
Para alcançar essa ideia, começou-se por remover os muros que separavam as áreas sociais do pátio central, integrando de forma fluida os espaços não privados em um único ambiente de visuais amplas. Isso exigiu a introdução de novos elementos estruturais para redistribuir as cargas que antes suportavam esses muros. As áreas úmidas foram posicionadas discretamente atrás de uma estrutura de madeira curva projetada sob medida. Simples, mas elaborada com detalhe, esta peça serve para delimitar as áreas de serviço do espaço central, adicionando calor e caráter. O banheiro, a lavanderia e as instalações são escondidas em uma parte cega, enquanto em uma parte inferior mais leve é localizado o setor mais funcional da cozinha.
Para prover toda a moradia de maior luz e ventilação, o teto existente do pátio foi substituído por um novo de alumínio e vidro jateado, que se abre para o céu com um sistema de tensores e também para o lado para permitir a ventilação mesmo em dias de chuva. As aberturas originais de madeira foram restauradas e os forros de tijolo que anteriormente estavam ocultos acima dos forros armados foram valorizados. Foi reservado o uso de cores claras e luminosas para evidenciar alguns elementos específicos que remetem à sua história.
A paleta de materiais e cores foi cuidadosamente projetada para potencializar a força deste lugar. Foi escolhido um piso granítico claro que percorre toda a área social ajudando a integrar o espaço. Enquanto isso, os tons quentes de madeira presentes no dispositivo de cozinha e nos pisos dos espaços privados melhoram ainda mais o ambiente com seus suaves matizes. Em um esquema compacto, a moradia PH Boris gera um espaço diferente para viver, trabalhar e compartilhar o habitar doméstico.