-
Arquitetos: Kersten Kopp Architekten
- Área: 1859 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Simon Menges & Nino Tugushi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ampla fachada do novo salão multiuso se eleva ao longo de uma parede histórica coberta de grafites na Bornaische Strasse. A Escola Karl Schubert está expandindo suas instalações com dois novos prédios complementares (um salão multiuso e um prédio de salas de aula). Ela está ganhando um novo rosto, que define sua identidade, no distrito de Lößnig em Leipzig, Alemanha.
Urbanismo. Rodeada por estruturas de pequena escala nos terrenos de uma antiga propriedade medieval, a escola e os dois novos prédios formam um conjunto semelhante a uma vila. Seus volumes esculturais complementam os prédios existentes ao adotar suas orientações e ângulos, formando um novo centro na praça da vila. A diferença de altura entre o nível da rua e os terrenos da escola reforça a sensação de um ambiente escolar único. Como um par correspondente, os dois novos prédios formam a entrada para este mundo e dão as boas-vindas calorosas aos visitantes. Ao mesmo tempo, eles se diferenciam em aparência: enquanto o prédio das salas de aula parece delicado e esbelto, o salão multiuso se destaca como uma grande pedra no local.
Salão Multiuso. Em resposta às necessidades e requisitos em constante mudança do ensino, o foco está na multifuncionalidade do prédio. O salão único não apenas oferece aos alunos a oportunidade de ter suas aulas de esportes nesse local, mas também é um novo esoaço de eventos para a escola. Esse uso múltiplo é alcançado com a ajuda de uma parede divisória móvel que separa um palco elevado de 90 cm da área de esportes. Quando fechada, a área do palco também pode ser usada para ensaios durante as aulas. Para eventos maiores, a parede pode ser aberta e até 500 pessoas podem ser acomodadas no campo de esportes e em um palco telescópico que pode ser estendido. O palco também se abre para o pátio da escola e pode ser usado ao ar livre em dias quentes de verão. O foyer generosamente projetado também oferece espaço suficiente para grandes multidões e é um ponto de encontro antes das aulas durante o cotidiano escolar.
Bloco das Salas de Aula. Em frente à entrada do salão está o foyer do bloco das salas de aula de dois andares. Essa área de entrada funciona como uma zona de conexão com salas adjacentes, elevadores e escadas, mas também como um ponto focal animado. Uma galeria aberta possibilita a comunicação contínua entre os andares. As salas de aula especializadas podem ser acessadas a partir dela.
Estética Sustentável. O design dos novos prédios é baseado em uma abordagem sustentável e neutra em CO2. Consequentemente, recursos renováveis foram utilizados na escolha dos materiais sempre que possível:
Grandes vigas de madeira laminada colada repousam em suportes de madeira e sustentam o telhado feito com chapas de metal trapezoidal do salão multiuso. O restante da construção também é feito de madeira (forros de madeira laminada colada e paredes de madeira cruzada). Toda a espessura da parede externa pode ser utilizada como isolamento do prédio. Ela é revestida com uma fachada ventilada de perfis verticais de madeiraa. As molduras das janelas também são feitas de madeira. No interior do prédio, os elementos estruturais são deixados intencionalmente expostos. As superfícies de madeira formam um contraste adequado com a estética fria do piso de concreto polido no foyer e área de acesso.
A Escola Karl Schubert em Leipzig está se tornando um novo centro vibrante de vida e aprendizado que acolhe não apenas a comunidade escolar, mas também todo o bairro. Os dois novos prédios incorporam uma arquitetura sustentável que pode atender aos requisitos educacionais modernos, ao mesmo tempo em que respeita a história do local.