-
Arquitetos: Ming Architects
- Área: 452 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Studio Periphery
-
Fabricantes: Hansgrohe, Duravit, Kawajun, Nyee Phoe Flower Garden, Polystone, SKK, Soluminaire, TECE
Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing desta casa familiar contemporânea definia o projeto como um local prático com quatro quartos para um jovem casal com filhos, com uma conexão próxima com a natureza. O contexto do local é uma rua movimentada com tráfego intenso de veículos e uma rota de ônibus público. Desde o início, a privacidade era primordial e uma decisão deliberada foi tomada para fechar os espaços de convivência do primeiro nível voltados para a rua com uma parede sólida, criando um pátio interno ao qual a casa seria orientada.
A resposta arquitetônica são as vistas para o jardim privado do pátio, que se estende verticalmente por três andares, amplificando a sensação de viver nos trópicos. A paisagem foi especificamente projetada para descer do topo ao térreo de uma maneira semelhante a uma parede verde. No térreo, experimenta-se o efeito de estar em um vale exuberante envolto pela natureza, com trepadeiras suspensas. O pátio também introduz iluminação natural, ventilação e vistas da natureza, proporcionando uma sensação de segurança e privacidade.
A sala de estar, jantar e cozinha são projetadas como um único espaço aberto, totalmente maximizado para obter uma sensação de amplitude. Elas voltam-se para o pátio e são protegidas da rua principal e do sol poente na fachada frontal. A entrada da casa se dá pela sala de estar, passando pela sala de jantar e pela cozinha para chegar à escada, que leva os moradores aos andares superiores. A escada está localizada ao lado do pátio para imergir os ocupantes na natureza enquanto percorrem os andares. O design da escada está em sua abertura, com aço pintado de preto e degraus de madeira abertos para máxima entrada de luz. Na fachada, grandes brises de madeira maciça são usados para desviar o calor da tarde e criar privacidade para os quartos voltados para a rua principal. A madeira foi selecionada por seu calor e qualidades duráveis, tanto na fachada quanto internamente.
O paisagismo é contemporâneo, com um tema desértico exuberante que se estende continuamente por todo o projeto. Uma árvore alta foi especialmente cultivada e plantada como o principal destaque paisagístico no pátio, alinhada com outras samambaias de folhas grandes e palmeiras tropicais complementares para combinar com a linguagem da arquitetura.