-
Arquitetos: JJP Architects & Planners, XRANGE Architects
- Área: 43000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Kuo-Min Lee, Lorenzo Pierucci Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a Winbond Corporation, o edifício Zhubei foi projetado para refletir o valor central do cliente de promover o bem-estar dos trabalhadores e o compromisso com a preservação ecológica e a educação. O objetivo do projeto era fornecer um espaço de trabalho verde com classificação Gold Energy (a segunda maior designação energética em Taiwan), centrado na colaboração e compartilhamento entre pessoas, enquanto trabalhava dentro da eficiência uniforme de cubículos que acomodam as legiões de trabalhadores de alta tecnologia que ocupam 19 andares de escritórios.
O conceito de Green Pockets como locais de recarga física e mental torna-se a força motriz da arquitetura. Os Green Pockets são áreas de refúgio verde para descanso, convivência, brainstorming e reuniões informais longe da uniformidade e das longas horas passadas nos cubículos. Empilhados verticalmente, esses Bolsos Verdes tornam-se “estrias” em grande escala na torre e formam o desenho ondulado da Torre dos Bolsos Verdes.
O conceito de forma produziu grandes benefícios ambientais na análise do ganho de calor solar. Ao contrário da superfície grande e plana da parede cortina voltada para o sul, que receberia exposição solar direta constante ao longo do dia, as flautas onduladas da torre criam zonas de sombra verticais que deslizam pela elevação da torre durante todo o dia nos verões extremamente quentes. No inverno, as dobras onduladas tornam-se armadilhas de calor favoráveis. A temperatura da parede cortina permanece fria no verão e quente no inverno.
A torre abriga uma área para refeições com pátio com jardim, uma academia e um estúdio de ioga. No piso térreo, encontra-se um café e uma galeria de exposições dedicadas à sensibilização ambiental e à preservação ecológica. Ampliando o conceito arquitetônico, a madeira é amplamente utilizada em todo o lobby. A parede principal do lobby, com 8 m de altura, é revestida com painéis de madeira em todo o seu comprimento de 90 m. Uma escada em espiral de 6,8 m de diâmetro conecta o lobby às salas de reuniões no segundo andar e ao refeitório e jardim no terceiro andar. Um design exclusivo de tela de madeira criado por bastões verticais estruturalmente interligados com blocos de madeira torna-se a linguagem de design para grades e telas divisórias.
O auditório do edifício Zhubei da Winbond Electronics Corporation é o destaque dos programas públicos. O auditório sobressai do piso térreo para criar um pátio urbano por baixo. Para refletir o apoio contínuo do cliente à arte e à cultura, o auditório apresenta uma estrutura de telhado de madeira única, baseada no tradicional dougong chinês, que é uma estrutura de madeira empilhada e em balanço. O dougong modernizado é feito de madeira projetada, o que permite que os membros do dougong se levantem e se levantem na diagonal para formar uma espaçosa treliça de diamante de estrelas modulares de 8 pontas. A estrutura é visível da rua através de uma janela no topo do auditório. A cor quente da madeira em todo o piso térreo confere uma identidade visual forte e contínua desde a rua.