-
Arquitetos: KUN Studio
- Área: 550 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sanjay Borra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Férias Cezara, um projeto do KUN Studio, se destaca como uma homenagem arquitetônica à responsividade climática em meio à paisagem urbana de Hyderabad, Índia. Projetada para dialogar com as árvores e folhagens ao redor, Cezara é um testemunho da vida verde, permitindo que a natureza influencie sua forma e layout. A casa segue a ordem natural estabelecida pelas árvores, integrando-se a elas para criar uma conexão perfeita com o meio ambiente.
A residência é um labirinto de espaços abertos e pátios, enfatizando um conceito de vida comunitária. A ética do projeto visava alcançar uma construção que fosse simples e primordial, semelhante a um grande bloco de pedra esculpido sobre uma pilha de tijolos. As paredes funcionam como fragmentos de espaços vagamente definidos, sustentando um grande telhado monolítico que se adapta às várias funções dos cômodos abaixo. As áreas públicas, como centros de vida coletiva, apresentam volumes maiores do que os quartos privados.
O telhado cinza claro funciona como pano de fundo para as copas das árvores, destacando sua presença. As vigas invertidas e pilares ocultos dentro das paredes de tijolos ocos oferecem vistas amplas do telhado monolítico repousando em grandes paredes de tijolos, criando diferentes planos perpendiculares entre si. A piscina central reflete as árvores e captura a luz do sol conforme ela passa pelas folhas.
No KUN Studio, nossa filosofia de projeto está enraizada na busca pela beleza e reconhecimento da relação simbiótica entre habitats artificiais e naturais. Enquanto uma relação simbiótica ajuda os ambientes a prosperar, um desiquilibro temporário é inevitável em qualquer nova intervenção. Assim, uma compreensão contextual do local se torna crucial, transcendendo aspectos físicos e visuais para abraçar o local, esfumaçando as fronteiras entre os mundos construído e natural.
A estrutura da edificação é uma mistura de tijolo à vista e concreto, selecionados por seu baixo impacto ambiental e propriedades naturais de isolamento, aprimorando a responsividade climática da casa de férias. Aberturas estratégicas permitem que a Cezara aproveite a luz natural e a ventilação, reduzindo sua dependência de fontes de energia artificiais. Concebida como um local de eventos versátil e cenário de filmagem, a casa antecipa as necessidades futuras, oferecendo um espaço onde princípios ecológicos e buscas criativas convergem. Ela se destaca como um testemunho do projeto consciente do clima, tecendo espaços construídos e não construídos em uma casa que abraça sua herança verde e molda um legado de design espacial e gestão ambiental dentro de suas paredes.