ArquiMemória 6 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado

O ArquiMemória 6 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado é, indiscutivelmente, o maior e mais importante fórum de debate sobre a preservação do patrimônio edificado realizado no Brasil. Dele participarão cerca de 800 profissionais atuantes nas mais diversas áreas: docentes, discentes e pesquisadores de renomadas universidades brasileiras e estrangeiras; dirigentes e técnicos do IPHAN e dos órgãos estaduais e municipais de preservação do patrimônio cultural e de planejamento e desenvolvimento urbano oriundos de todo o Brasil e do exterior; profissionais liberais atuantes nas áreas de projeto e obras de restauração; etc.

O evento é organizado conjuntamente pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, através do Departamento da Bahia (IAB-BA) e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) e acontecerá em Salvador, Bahia, entre 05 e 08 de novembro de 2024.

Nesta 6ª edição o tema é: Democracia, diversidade e reconstrução.

Nunca foi tão urgente quanto hoje o aprofundamento do debate, em todos os campos do saber, sobre democracia, direitos humanos e sobre o respeito à diversidade em suas múltiplas expressões. Como resultado de uma construção fundamentalmente social e política, o campo da preservação da memória e do patrimônio não pode evitar esse debate, devendo mesmo enfrentá-lo com a centralidade que o contexto mundial e as crescentes ameaças à democracia, às instituições e aos direitos humanos, postas pela ascensão de uma extrema direita autoritária e autocrática e por conflitos armados como os que assolam a Ucrânia, o Sudão e a Palestina, solicitam.

Para além dessas ameaças, a memória e o patrimônio tampouco podem ser pensados atualmente, em seus processos de seleção, reconhecimento e gestão, sem consideração às demandas e reivindicações colocadas pelas questões sociais, étnicas, raciais, de gênero que mobilizam as sociedades em todo o mundo, assim como pelos impactos causados pelas mudanças climáticas e por desequilíbrios ecológicos.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), propõem que o ArquiMemória adote como tema central desta sexta edição a democracia e a diversidade, associadas à ideia de reconstrução – em seus mais diversos significados – como possibilidade de resgate e fortalecimento de bens culturais, materiais e imateriais, destruídos, comprometidos ou enfraquecidos por ações bélicas e políticas de cunho antidemocrático e antissocial, bem como por acidentes naturais, como a inundação de São Luís do Paraitinga, no Estado de São Paulo; incêndios como o do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e da catedral de Notre-Dame de Paris; e tragédias anunciadas, como os rompimentos das barragens de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, com imensos impactos sobre o patrimônio cultural e natural. É, portanto, um amplo chamamento à reflexão sobre o papel contemporâneo das políticas de memória e de patrimonialização como meios de fortalecimento da democracia, da diversidade cultural, da justiça social e da solidariedade entre os povos.

No ano em que se celebram 60 anos da Carta de Veneza e 30 anos da Conferência de Nara sobre autenticidade, o ArquiMemória 6 se propõe, ainda, a promover reflexões sobre a relevância destes documentos que fundamentaram o olhar sobre o patrimônio edificado nas últimas décadas, bem como a sua aplicabilidade nos mais diversos contextos culturais hoje.

Eixos Temáticos:

Eixo 1 – Patrimônio, democracia e direitos humanos

Ditaduras e espaços de memória.

Preservação do patrimônio sensível.

Participação social e salvaguarda do patrimônio cultural.

Iniciativas comunitárias de preservação da memória e do patrimônio.

Construção, reconstrução e transformações das políticas e instituições culturais.

Patrimônio e direito à cidade

Patrimônio industrial e o mundo do trabalho.

Patrimônio, turismo e suas tensões.

Políticas públicas e gestão do patrimônio.

Eixo 2 – Patrimônio, sociedade e diversidade

Patrimônio e identidades culturais.

Patrimônio e questões de gênero.

Patrimônio e questões étnico-raciais.

Patrimônio, povos originários e diáspora africana.

Reconstrução em seus diversos significados.

Patrimônio, memória e reconstrução.

Construção do patrimônio edificado após desastres naturais e ambientais, conflitos e guerras.

Identidades culturais e reconstrução

Eixo 3 – Os saberes do patrimônio

Os saberes tradicionais no patrimônio edificado e sua transmissão.

As tecnologias da preservação do patrimônio edificado.

Técnicas de conservação e restauração do patrimônio edificado.

Novas tecnologias na documentação e conservação do patrimônio edificado.

A importância dos acervos e sua preservação.

Eixo 4 – As reflexões sobre o patrimônio

Reflexões e teoria da conservação e restauração do patrimônio edificado.

História do patrimônio, da conservação e da restauração do patrimônio edificado.

Circulação de ideias e crítica de projetos de intervenção e restauração do patrimônio edificado. Crítica, valoração e reconhecimento do caráter patrimonial do acervo edificado.

Eixo Especial – 60 anos da Carta de Veneza e 30 anos da Conferência de Nara

Recepção global, reflexões teóricas e aplicações práticas dos ideários da Carta de Veneza e da Conferência de Nara.

A Carta de Veneza, a Conferência de Nara e outras cartas patrimoniais.


Atualidade da Carta de Veneza e da Conferência de Nara frente aos desafios contemporâneos.

IMPORTANTE!
Nos dias 05, 06 e 07 de novembro, o ArquiMemória 6 será realizado no Centro de Evento do SENAI/CIMATEC (Avenida Orlando Gomes, n. 1845, bairro de Piatã, Salvador, Bahia); no dia 08 de novembro, as atividades serão realizadas nas instalações da UFBA, em endereço que será divulgado em breve.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "ArquiMemória 6 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado" 13 Mai 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1016530/arquimemoria-6-encontro-internacional-sobre-preservacao-do-patrimonio-edificado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.