-
Arquitetos: WOS Architects
- Área: 160 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Prueksakun Kornudom, Ketsiree Wongwan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa EE serve a um duplo propósito, funcionando tanto como residência para um indivíduo quanto como um espaço comunitário para uma família unida que reside nas proximidades, dentro do Distrito de Lam Plai Mat, na Província de Buriram.
O projeto surgiu a partir do plano do proprietário de se aposentar dos negócios e mudar-se de uma casa de comércio para uma casa térrea com mais espaço, vegetação e sem escadas. Ao se estabelecer em um conjunto habitacional adjacente à residência de sua irmã, o principal desafio era criar uma casa capaz de facilitar diversas atividades familiares, incluindo os irmãos do proprietário e seus netos, que frequentemente se reuniam para sessões de culinária e refeições em grupo. No entanto, havia um problema com um espaço negligenciado que separava as duas casas, que era uma estrada não desenvolvida.
O plano da casa é dividido em quatro zonas principais: primeiro, uma área residencial para uma pessoa, que inclui um quarto, banheiro, sala de estar e uma cozinha compacta localizada ao norte. Em segundo lugar, um amplo espaço comunitário, que abrange uma cozinha externa e área de jantar, disposto em uma espaçosa varanda voltada para o sul, proporcionando ventilação natural e sombra das árvores. Em seguida, há a área do jardim ao sul, entre a varanda e o muro perimetral, com uma porta e uma grande janela que se abrem para a estrada renovada, transformada agora em jardim, facilitando a conexão com a casa da irmã. Por fim, a área de estacionamento, casa de bombas, sala de armazenamento, lavanderia e banheiro de hóspedes estão localizados a oeste, conectados à cozinha e à varanda. Todas essas áreas estão no mesmo nível, visando a conveniência dos idosos.
Cada espaço, seja dentro de casa, na varanda, no jardim ou ao longo do cercado da casa, é projetado para se conectar perfeitamente. Isso é evidente nas portas de correr da sala de estar, que podem se abrir completamente para se fundir com a varanda. Arquitetonicamente, o jardim é projetado para se assemelhar a uma extensão da casa, com vigas e paredes que se estendem da casa para formar cercas ao redor da área do jardim. Isso cria uma sensação de expansão da casa e aproxima a natureza. Na sala de estar, um lado do assento em forma de L está voltado para a TV, enquanto o outro lado é paralelo a um pequeno jardim no lado norte. Este assento contínuo se estende até o quarto, transformando-se em um sofá-cama/cama de hóspedes, e se estende ainda mais para fora, fornecendo uma área de estar para admirar o jardim tanto da sala de estar quanto do quarto.
Além disso, a manutenção e a conservação do sistema também são aspectos cruciais da casa. A instalação e o reparo dos sistemas são projetados para serem simples e organizados. Vigas em forma de I funcionam como condutos para várias utilidades, como sistemas elétricos, cabos de sinal, ventiladores de teto, câmeras de CCTV e luzes de rua. Esses elementos são intencionalmente destacados e pintados de vermelho para aumentar o apelo estético enquanto conectam visualmente os espaços internos e externos de forma harmoniosa.