-
Arquitetos: Niji Architects
- Área: 73 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kazuhisa Ishikawa, Niji Photo
Os terraços recriam as colinas da cidade - Queríamos projetar uma casa a qual permitisse que todo o terreno fosse banhado pelo sol mesmo em uma área residencial densa. Trata-se de um terreno estreito, com uma largura de apenas 2m, e um índice de ocupação limitante. A área circundante é repleta de casas, por isso, não é possível esperar luz e ventilação naturais.
Se o volume construído for o maior possível em um terreno pequeno, o jardim restante pode se tornar um espaço estreito e escuro. Portanto, para capturar a luz do sol em toda a superfície, criamos um volume escalonado que recua gradualmente em direção ao norte, e planejamos torná-lo parecido com um jardim. Ao entrar no terreno, o jardim nos decks de madeira continua até a cobertura enquanto muda de nível como uma colina escalonada.
O térreo é parcialmente escavado e a entrada se dá pelo primeiro andar. O interior é organizado em desníveis para que os ritmos estejam conectados, de forma que os degraus internos e externos estejam próximos um do outro. A luz do sol recebida por toda a casa brilha através das lacunas entre os desníveis internos. Há escadas por toda parte, gerando fluxos livres.
Os decks de madeira em cada nível são usados para estender a função dos quartos adjacentes, e alguns deles se tornam salas de estar, salas de jantar, locais de trabalho, locais para secar roupas e locais para cultivar vegetais. De fato, todo o terreno se torna um jardim e uma casa.
Nos últimos anos da pandemia de COVID-19, sinto que a consciência de como viver em casa mudou drasticamente. O que todos têm em comum é que a maneira como usam suas casas muda dependendo da hora do dia e que é necessário manter um senso apropriado de distância entre os membros da família que estão juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O terreno estreito é cercado por casas, mas ao criar um volume escalonado, um senso apropriado de distância é criado. O jardim em degraus conecta o interior e o exterior da casa para que o terreno seja aproveitado ao máximo. Acreditamos que a forma escalonada será uma das respostas às novas demandas pós-COVID-19 em áreas residenciais densamente povoadas.