Casa Brise / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 2 de 38Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira, VigaCasa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 5 de 38Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Mais Imagens+ 33

Praia do Forte, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bontempo, Demuner, DiPedra, ETEC Esquadrias, HIO, Home Design Casual, Omni Light, Portobello Shop, Rauze, Tidelli
Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 5 de 38
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes desejavam uma casa de praia para reunir a família e os amigos aos finais de semana e feriados. Localizada na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, a residência possui 580m² distribuídos em dois pavimentos e um subsolo. A obra, iniciada em 2021 e finalizada no ano seguinte, teve como desafio para a equipe do escritório Sidney Quintela Architecture + Urban Planning, atender, sobretudo, ao desejo da família em obter uma diversidade de espaços na morada, tanto para hospedar quanto para o lazer.

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Manuel Sá
Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela
© Manuel Sá
Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 33 de 38
Planta - Térreo
Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 12 de 38
© Manuel Sá

Para suprir as necessidades, o pavimento térreo foi elevado em 1,50m, permitindo o aproveitamento total do subsolo para as áreas de serviço e as áreas técnicas, além de uma garagem multiuso para até três carros e um cinema. No terreno anexo, foi implantado apenas um gazebo para abrigar sala de jogos, um estar e um espaço zen. A implantação da casa foi pensada em conforto térmico e sustentabilidade, na qual iluminação e ventilação naturais estão presentes em todos os cômodos.

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 13 de 38
© Manuel Sá
Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 34 de 38
Planta - Superior
Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, Cama, Viga, Janela
© Manuel Sá
Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Janela
© Manuel Sá

De estilo tropical contemporâneo, as cores e materiais predominantes se caracterizam em uma tripla proposta. Nas fachadas, utilizou-se tons terrosos a fim de se comunicar com a natureza ao redor. A madeira, portanto, é o material que se destaca nos grandes panos de esquadrias, pergolado e nos painéis decorativos. No mobiliário da parte externa, no entanto, o verde e o laranja contrastam com os tons mais sóbrios, o que favorece uma personalidade vibrante nos ambientes de lazer. Nos espaços íntimos, optou-se pelos elementos claros e acinzentados com o objetivo de proporcionar a sensação de amplitude e luminosidade.   

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 28 de 38
© Manuel Sá

Além das áreas sociais, no térreo duas suítes foram incluídas, cada qual a sua particularidade: uma com total acessibilidade e a outra cumpre a função de um escritório reversível. Quatro dormitórios amplos estão no andar superior, em que a suíte master contempla uma vista privilegiada, closet e sanitários individualizados para o casal.

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Manuel Sá

O grande destaque do living, que possui pé direito duplo, dá-se devido ao jardim interno que abriga e esconde a TV.  As portas pivotantes, juntamente com os grandes vãos de esquadrias, permitem a total permeabilidade visual com o ambiente externo, incorporando a paisagem do entorno para dentro do espaço. No quesito integração, o gourmet, através das portas de correr, integraliza com a área externa, bem como amplia a área de lazer. Na parede, a utilização de pedras naturais concretizam o estilo resort.

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 26 de 38
© Manuel Sá

Peças com design mesclam o contemporâneo ao rústico, no mobiliário da residência. As poltronas assinadas por Marcelo Ligieri estabelecem leveza e contraste em consonância com o sofá lateral rebatido, no living.  No gourmet as assinadas por Gustavo Bitencourt possuem estrutura linear em oposto à mesa de jantar em toras de madeira maciça.

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Imagem 8 de 38
© Manuel Sá

Neste projeto a marcenaria aparece de forma pontual, prática e funcional. A madeira natural é um elemento que está em quase todos os ambientes, seja nas esquadrias, forros ripados, decks ou por meio dos móveis. No piso e na parede, por sua vez, revestimentos com textura de cimento queimado.

Casa Brise  / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning - Fotografia de Exterior, Janela
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Brise / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning" 17 Mai 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1016651/casa-brise-sidney-quintela-architecture-plus-urban-planning> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.