-
Arquitetos: Ignacio Frade
- Área: 50 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:DEL RIO BANI
-
Fabricantes: Northdeco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Transformação de um espaço comercial de pouca área. O programa exigia a otimização de um pequeno espaço de 50 m2 para uma variedade de utilizações simultâneas. A intervenção baseia-se na depuração máxima e na incorporação de elementos de mobiliário por medida que se relacionam entre si. A adaptação geométrica das peças produz uma série de sinergias que, em torno de um pilar, permite diferentes configurações espaciais e deixa de ser um obstáculo.
O processo de construção teve ainda que obrigar a intervenções estruturais devido a imprevistos que se verificaram devido a más soluções em intervenções anteriores. Surgiram dois pilares metálicos, ocultos numa parede divisória, que não tinham continuidade em relação aos pisos superiores e que foram mal executados para cobrir um vazio
existente nas instalações que ligavam ao primeiro piso. Quer por razões de funcionalidade, quer por consideração pelo próprio edifício, optou-se por intervir na estrutura com uma solução de limpeza técnica e espacial de modo a deixar o espaço livre, limpar a estrutura e expor e integrar a nova viga.
O projeto recupera elementos que apareceram de surpresa após a demolição, tais como molduras de gesso que apareceram de surpresa quando o teto falso existente foi demolido, bem como um pavimento em terrazzo in situ feito de moldes e pigmentos que estava escondido sob um pavimento de má qualidade, e a altura livre das instalações pertencentes a um edifício de 1940. O projeto ajuda a reduzir o impacto ambiental através da reciclagem e reutilização destes elementos existentes esquecidos, recuperando a essência perdida do espaço e promovendo as suas raízes culturais.
Essas peças originais de meados do século XX são integradas aos novos elementos do projeto em um tom contemporâneo. O diálogo entre o novo e o antigo é alcançado de maneira ideal, com absoluto respeito e máxima consideração pelo espaço, melhorando a habitabilidade ao aproveitar toda a sua altura e a flexibilidade obtida em um espaço agora aberto (graças à intervenção estrutural). Tudo isso pode ser usado em uma composição que integra o uso da cor corporativa de maneira específica em elementos do projeto que unificam a linguagem da proposta.