-
Arquitetos: Dazhou and Associates
- Área: 387 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Dong Image, Fangfang Tian
Descrição enviada pela equipe de projeto. No início de 2021, a equipe da Noya propôs um esquema de renovação para o Haikou GAOXINGLI. Dazhou e Associados concluíram o projeto de dois edifícios icônicos, o NOYARD e o APM. Localizado no lado leste do quarteirão, o APM é um edifício recém-construído de dois andares com telhado inclinado. A intenção é transformá-lo em uma pequena galeria de arte comunitária, trazendo arte contemporânea para a comunidade e injetando vitalidade no lado leste do quarteirão.
Corredores e Pátio. Lidar com o local é de suma importância. Em geral, o apm não é definido como um palácio de arte clássica, pois está localizado em um quarteirão comercial. Portanto, ao redor do edifício original, introduzimos um anel de corredores de escala modesta, orientando o fluxo de pedestres e convidando as pessoas a se aproximarem. Aberturas que pontuam as paredes das exposições no nível do solo ajudam a estender o diálogo para o exterior, onde os transeuntes podem vislumbrar as obras de arte internas. A jornada artística então começa com a curiosidade. Os corredores circulares se estendem para a frente, cercando um pátio no espaço aberto original, que, embora não seja grande, poderia se tornar um espaço de exposição e eventos ao ar livre no futuro.
Empilhamento e Disposição. Surgindo dos corredores, três volumes se empilham com elegância, sobrepondo-se para permitir que a nova fachada contorne os beirais do prédio original. Esses grandes volumes suavizam as divisões entre os pisos, conferindo à galeria uma presença escultural, imponente mas modesta. O novo sistema estrutural se integra ao edifício original e reorganiza os módulos para criar uma divisão vertical regular na fachada. Essa abordagem pretende refletir as placas de aço envelhecidas dos edifícios de tijolos vermelhos, tornando-se mais atraente com o tempo.
Galeria Preta e Galeria Branca. Há duas galerias para exposições de arte. A Galeria Preta no térreo, com atributos espaciais únicos, integra perfeitamente as experiências internas e externas. Suas placas de aço escuro projetam uma luz serena e sombra no interior. A Galeria Branca no andar de cima pode ser preferida pelos curadores. Com iluminação e espaço controláveis, ela fica sob um telhado aberto, convidando a luz do dia para iluminar o espaço de exposição. Juntas, essas galerias enriquecem as ofertas do apm, ampliando o potencial da galeria de arte.
A luz solar abundante e o clima úmido de Haikou moldam o caráter do apm. Nos dias ensolarados, a luz dança em sua fachada de placas de aço enferrujadas, criando sombras abundantes. No entanto, são os dias chuvosos que realmente cativam, já que o apm se assemelha a um leviatã silencioso, agachado no final do quarteirão, respirando profunda e calmamente.