-
Arquitetos: Site Specific Arquitectura
- Ano: 2023
-
Fotografias:do mal o menos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projecto evoca o poder de transformação da arquitectura que, através do um novo desenho, consegue alterar de forma decisiva a vida e o uso de uma casa, contrariando até os princípios com que foi concebida originalmente. O projecto localiza-se no meio do centro histórico de Cascais, perto da antiga cidadela. Trata-se de um apartamento T2, no R/C de um edifício construído nos anos 70.
Com uma organização caótica, alterada ao longo dos tempos pelo antigo proprietário, tinha uma pequena cozinha interior, numa posição central da casa, com relação directa com a sala de estar, virada a norte. A sul, os dois quartos e, de difícil acesso, um generoso terraço parcialmente ocupado por um anexo provisório. A proposta procurou redesenhar o interior do espaço, propondo estabelecer uma relação directa entre as áreas sociais da casa e o terraço virado a sul. Demoliram-se a maioria das paredes não estruturais, respeitando as colunas de infraestruturas do edifício e redesenharam-se as duas instalações sanitárias. Os dois quartos viraram-se a norte e a sala, com a cozinha integrada, abre-se a sul através de um grande vão envidraçado. O caixilho foi desenhado de forma a garantir a abertura total do vão que permite ter o terraço em continuidade com a área social. Todo o espaço se cobre de um branco quente que se estende do mobiliário às paredes e ao pavimento, em microcimento, e se prolonga até ao exterior, criando uma maior abstração na relação com a forma e permitindo a este espaço renascer como um espaço de luz.
Os vãos em madeira (natural), assim como a estrutura de betão, agora exposta, bruta e desnudada, pretendem intensificar a relação com as matérias primárias da construção. Resultou um espaço de desenho simples e fluído que procura uma relação estreita com o exterior e com a luz natural.