-
Arquitetos: Messner Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Karina Castro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado acima da cidade de Silandro, na encosta voltada para sul da Montanha Montesole, no Vale Venosta, Itália. Aninhadas nas encostas íngremes encontram-se casas unifamiliares e multifamiliares com jardins, bem como vinhas. Do lado oposto do vale, a montanha Montetramontana, com seus prados e florestas, se eleva até cumes impressionantes. A planície do vale se espalha graciosamente de leste a oeste, inclinando-se em direção ao Passo Resia, interrompida aqui e ali por leques aluviais.
O volume original de três andares foi construído em 1978. Ele possuía um telhado de duas águas, um porão semi-subterrâneo, primeiro e segundo andar. Em 2020, a família decidiu renovar e expandir a edificação para criar unidades de apartamentos. O projeto incluiu a demolição e reconstrução do sótão existente, resultando em sua elevação em meio andar e a adição de um terraço na cobertura.
Os apartamentos no subsolo e no primeiro andar foram renovados para permitir a reestruturação das plantas, expandindo-os e alterando suas aberturas. Um novo estacionamento no segundo andar, lado norte, cria um ambiente adicional de garagem e armazenamento, permitindo acesso externo ao apartamento mais alto e também servindo como cobertura para a entrada e as vagas de estacionamento no primeiro andar.
As renovações nos andares inferiores permitiram a criação de quartos amplos e luminosos. O apartamento no subsolo possui áreas de estar voltadas para sul e uma varanda conectada ao jardim. No primeiro andar, as modificações produziram uma sala de estar que se abre para uma varanda no lado sul e para o oeste, com um terraço protegido das intempéries. Uma escada externa conecta o primeiro andar ao jardim. O apartamento no segundo andar é acessado pelo estacionamento no lado norte e uma escada interna permite acesso aos pavimentos inferiores.
A ardósia não polida da pedreira próxima separa a entrada e as áreas de estar. Atrás dela, o segundo nível se espalha com uma generosa janela voltada para sul. No lado oeste, há um terraço abrigado, além de uma sala de estar espaçosa com cozinha, dois quartos, dois banheiros e um estúdio.
O sótão aberto e o terraço são acessados por escadas internas. A fundação do volume original sustenta os pavimentos reformados, enquanto a expansão vertical se dá por uma estrutura feita com placas de madeira e elementos de alumínio.
Diferentes gerações ocupam o edifício agora. Graças ao layout aberto, desenvolvimento e arranjo de fachadas, os moradores usufruem de privacidade. Para o sul, em todos os andares, a fachada apresenta janelas generosas que se abrem para a montanha Montetramontana e para a planície do vale. Recuos criam áreas externas abrigadas. Cada andar possui características diferentes para se orgulhar, variando de vistas espetaculares a terraços, jardins e galerias.