-
Arquitetos: Yi Arquitetos
- Área: 370 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: AutoDesk, Shingle
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Jardim Botânico, a 20 minutos de Brasília, a Casa Papillon é uma casa construída em 2019 que tem como protagonista a grande cobertura de quatro águas que norteia todo o projeto. O conceito partiu de um desejo dos clientes: remeter às casas tradicionais de telhado colonial, mas sem perder a contemporaneidade. Essa vontade se materializou também pelo uso de revestimentos como o tijolinho e tábuas de madeira no forro. Em contrapartida, a estrutura metálica e fechamentos em esquadrias de vidro trazem a contemporaneidade ao projeto.
O pedestre é recepcionado por um jardim de entrada, que por sua vez também é emoldurado por duas águas e brises com ripas horizontais que fazem o diálogo entre o externo e interno.
Se a cobertura é a protagonista, a coadjuvante seria a ampliação vertical do espaço de "estar". A inclinação do telhado revestido em telhas Shingle permitiu a criação de uma sala íntima de TV no segundo pavimento, que é conectada à sala de estar social através do mezanino. Esses dois espaços fazem a interlocução entre o setor íntimo e social da casa.
O eixo de área íntima é distribuído ao longo da parte esquerda do lote. O corredor para os quartos que faceia a piscina é protegido por um jardim vertical que funciona como muxarabi, guardando o interior sem impedir a vista do exterior. O vazio decorrente do posicionamento do bloco íntimo resulta na continuação do espaço social e de lazer, criando uma grande praça que se estende de volta ao mezanino para receber visitas e ao mesmo tempo aproveitar a vista de forma íntima no dia a dia.
Assim, a residência não apenas atende às necessidades e desejos dos moradores, mas também se insere de forma respeitosa e elegante em seu contexto, tornando-se um exemplo de arquitetura que dialoga com a história e o presente.