-
Arquitetos: dunkelschwarz
- Área: 1015 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Albrecht Imanuel Schnabel
-
Fabricantes: DURLUM, Troldtekt, v-met
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Schafbergbahn foi colocada em operação em 1893 e é a ferrovia à vapor mais íngreme da Áustria. A rota parte de St. Wolfgang no vale até o cume do Schafberg. A estação do vale estava se deteriorando e não podia mais atender às exigências contemporâneas de um negócio turístico. Em 2019, foi realizado um concurso aberto em toda a UE com 54 participantes. O projeto resultante foi concluído em abril de 2023.
A estação está localizada aos pés do Schafberg, diretamente no Lago Wolfgang. É composta por um volume principal de dois andares e um anexo de um andar. Juntamente com os volumes existentes das oficinas, eles cercam a área da estação de forma semelhante a um pátio. Uma cobertura de galpão se estende sobre os dois novos volumes, criando também o toldo da plataforma e conectando espacialmente a grande estação.
A cobertura também se dobra verticalmente como um segundo nível de fachada e continua a estrutura nas elevações. Sua forma distorce a escala do volume e cria um diálogo com a pequena escala da área circundante.
No volume principal, as diversas áreas funcionais públicas como o hall de entrada com bilheteria, exposição, loja, restaurante e área de eventos foram dispostas em um salão aberto. Ele é conectado ao entorno pelo envidraçamento nas fachadas e pela cobertura, criando assim uma referência ao lago e às montanhas.
A madeira e o aço desempenham um papel central. A sobreposição da tipologia da estação com as exigências do uso turístico abrange um arco temático amplo. Materiais "industriais" e uma linguagem de design técnico ancoram o volume na tipologia da estação, enquanto a madeira cria uma qualidade de estadia para os visitantes.