-
Arquitetos: Selldorf Architects
- Área: 104400 ft²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nicholas Venezia
-
Fabricantes: Airfloor system, Assa Abloy, Automated Logic, MULTISTACK, Oldcastle Building Envelope, Panda Windows & Doors, Sky Acoustics, Stern Engineering, TerraCORE Panels, Toto, Viracon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Arte Contemporânea de San Diego (MCASD) em La Jolla tem suas raízes na generosidade da filantropa Ellen Browning Scripps. Sua última residência, uma casa moderna à beira-mar concluída em 1916 por Irving Gill, foi o primeiro local do museu. Desde sua inauguração em 1941, o museu passou por várias expansões arquitetônicas distintas; Mosher & Drew realizaram uma série de expansões em 1950, 1960 e novamente no final dos anos 1970; e Venturi Scott Brown & Associates renovaram a localização do MCASD em La Jolla em 1996. No entanto, à medida que a coleção de arte do museu continuava a crescer, as galerias do prédio tornaram-se insuficientes para exibir suas obras. Em 2014, a Selldorf Architects foi encarregada de desenvolver uma nova arquitetura que expandisse e aprimorasse os espaços para arte e para o público. O novo projeto inclui a reforma de 28.000 pés quadrados de espaços existentes, bem como a adição de 46.400 pés quadrados de novos espaços para o MCASD, dobrando efetivamente a área do museu. O plano da Selldorf Architects proporciona consideravelmente mais espaço de galeria para a coleção, uma entrada mais acolhedora e clara e uma maior coesão ao local, aprimorando a conexão do museu com sua espetacular paisagem costeira.
Composta por uma série de volumes menores distribuídos em três andares, a nova adição ao lado sul do campus se integra harmoniosamente com a escala da estrutura existente. O projeto, com sua composição e materiais, incluindo concreto moldado no local, painéis de travertino e brise-soleils de alumínio, cria um contraste equilibrado com o prédio de estuque já existente. Uma entrada distintiva para o museu foi posicionada de forma central e agora se destaca nas ruas Prospect e Silverado. Os visitantes são recebidos em um espaço de lobby aberto e transparente, que também abriga a livraria do museu. O Axline Court projetado por Venturi Scott Brown será transformado em um espaço educacional fundamental para o museu. A circulação pelas galerias foi reorganizada para aprimorar a experiência dos visitantes em todo o campus.
Ao entrarem, os visitantes têm a opção de ir diretamente para as galerias de Exposições Especiais ou para as galerias das coleções permanentes, novas e já existentes. Com o aumento do tamanho do espaço de galeria existente de quase 930 metros quadrados para 3.700 metros quadrados, o projeto permite a exibição simultânea da coleção permanente do MCASD e de exposições rotativas. Muitas das novas galerias apresentam tetos altos, enquanto o antigo Auditório Sherwood foi transformado em uma galeria de cerca de 650 metros quadrados, com tetos de 6 metros. Uma parte do auditório foi convertida em um espaço flexível para eventos, com uma entrada dedicada acessada pela Coast Boulevard South. Claraboias e janelas verticais trazem a luz natural característica do local e vistas costeiras para os novos espaços.
Um estacionamento e uma doca de carga existentes no extremo norte do campus foram transformados em um novo parque de arte aberto ao público. Os novos terraços proporcionam vistas panorâmicas da Costa do Pacífico, melhorando a conexão do complexo com o ambiente ao redor. Além disso, as operações do MCASD foram aprimoradas com espaços modernizados nos bastidores, incluindo uma nova doca de carga, sala de preparação de arte, elevador de carga, armazenamento de arte e dois níveis de estacionamento subterrâneo.