-
Arquitetos: mar macías atelier
- Área: 355 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Juanca Lagares
-
Fabricantes: Abreu Gamma, Atlas Concorde, Hermanos Méndez, ICONICO, Leko, MARAZZI, Mapei, Mármoles Gil, Sika, Strugal, Vide-greniers, Yesplac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lembro claramente como Ismael e Cristina me contavam animadamente sobre seu sonho de construir uma nova clínica, as primeiras reuniões, as voltas que demos no programa e sua preocupação com a irregularidade do terreno. Mas o que mais me marcou durante todo o processo foram as palavras que repetiam e que definiam o que os motivava a embarcar neste projeto: "oferecer a seus pacientes e equipe um espaço melhor; um espaço único e acolhedor".
O terreno tinha, de fato, uma forma peculiar, situado em uma esquina, com duas fachadas importantes. Com nossa proposta, tentamos criar um volume singular que gera urbanidade, projetado para ser complementado por duas escalas muito diferentes; a escala do pedestre e a do veículo em movimento. Um instante de calma e beleza próximo ao caos de uma das principais artérias da cidade.
É proposta uma estrutura reticular de concreto armado, que se fecha ao perímetro adjacente às casas vizinhas e se abre para o exterior com esbeltos pilares metálicos os quais passam a fazer parte da arquitetura.
Utilizando materiais naturais, próprios da região, a cor branca, a luz e a arte dos diferentes ofícios, geramos uma continuidade de espaços que seduzem o visitante e evocam a arquitetura vernacular. Introduz-se a linha curva para ordenar o espaço através de um vazio central, que nos envolve e emociona. Um limiar de formas orgânicas, de sombra e luz, escultura e estrutura, que se torna o coração da clínica.
A escada de pedra curva assume o protagonismo, assim como o parapeito que acompanha o paciente até a área de consultas localizada no primeiro andar.
O programa da clínica é organizado em duas plantas. O térreo para usos comuns; hall, recepção, sala de espera, banheiro, sala de reuniões e direção e o primeiro andar, onde estão os usos próprios da clínica: seis consultórios, banheiro, sala de raio-X, sala de recuperação e vestiário.
A introdução da luz nos espaços é obtida através de grandes janelas em ambas as fachadas e uma série de aberturas circulares na cobertura. Essas claraboias são geradas com luz artificial nas salas que não necessitam de luz zenital, através de um exercício de modelar os forros. Dessa forma, damos destaque a este plano, muito presente no campo de visão do paciente durante os tratamentos.
A clínica se mostra para a rua como uma construção sólida, branca, de linhas puras, rompendo com as edificações vizinhas e se aproximando da arquitetura simples de paredes caiadas própria desta área de Huelva. A porta de entrada também é uma peça crucial, projetada para receber calorosamente os pacientes quando está aberta e se integrar completamente à arquitetura quando está fechada. O encontro das duas fachadas é acentuado com um gesto orgânico e generoso, que gera um movimento silencioso, honesto e elegante, o qual nos leva à contemplação.