-
Arquitetos: Ângela Roldão Arquitetura
- Área: 120 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:José Luiz Pederneiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura Ângela Roldão, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, é a representação física do que a equipe busca criar em seus projetos. Traduzimos em nosso espaço de 120m² a influência da arquitetura portuguesa em nosso trabalho: formas puras, volumes assimétricos; um espaço leve, porém complexo.
Logo na entrada o visitante se depara com uma porta de 4,80 metros de altura e um generoso hall com pé direito duplo, de onde pode ser visto o volume branco do mezanino. Um banco de madeira de demolição, uma cadeira chinesa e uma foto de José Luiz Pederneiras compõem o espaço, juntamente com um longo tapete persa que direciona o visitante à primeira sala do escritório, local onde são feitas as reuniões.
Ela é composta por uma variedade de objetos de arte e de design, com tapetes persas sobrepostos, uma mesa de vidro, uma estante em aço corten e obras de Fernando Lucchesi, Amílcar de Castro, Liliane Dardot, entre outros. Uma obra de destaque nesse ambiente é o Manequim, vestido pelo escritório para a semana de moda de Minas (Minas Trend), cujo tema era “do analógico ao digital”. A ideia foi fazer um “pretinho básico” com cabos de condução.
Na copa, que também serve de sala de reunião informal, encontramos uma mesa de vidro, vasos do Jequitinhonha, um antigo tapete Aubusson, um banco indígena que virou escultura e uma discreta bancada em nanoglass branco, mimetizada com as paredes também brancas.
Uma escada helicoidal leva ao mezanino, local reservado para o desenvolvimento inicial dos projetos. Este espaço é composto por uma longa mesa branca, um banco de madeira desenhado pela arquiteta, uma poltrona de couro preta de Antônio Citterio, uma poltrona azul de Le Corbusier, uma incrível luminária de Ingo Maurer e o icônico cachorro Puppy, do designer finlandês Eero Aarnio.
Em todos os ambientes o rústico contrasta com o moderno, e a limpeza visual do branco contrasta com objetos de design, com obras de arte e com peças de artesanato, sendo várias dessas peças presentes de amigos e clientes que a arquiteta colecionou ao longo dos anos.