-
Arquitetos: Butiá Arquitetura
- Área: 230 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta foi transformar uma casa de dois pavimentos dos anos 40 no conceito do Mercado Brasco: A sala de estar do bairro. A ideia foi ressignificar a esquina da Rua Padre Chagas com a Luciana de Abreu e transformá-la em mais um ponto de encontro icônico da marca, com muito charme e sem perder a essência arquitetônica do Bairro Moinhos de Vento.
O acesso se dá através do deck coberto, reforçando a ideia de valorizar a esquina, o uso de grandes esquadrias e pergolado de madeira exploram a relação da loja com o seu entorno, despertando o interesse do público e convidando-o para entrar. O cliente é recebido por um ambiente cheio de texturas e cores. O couro do sofá e dos bancos se mistura ao tapete antigo, e com a iluminação natural que passa suavemente entre o forro ripado de madeira, criam um espaço aconchegante e acolhedor, remetendo a uma varanda de casa.
O balção revestido em granilite setoriza a loja e separa o mercado das funções de operação e retaguarda. O forro em lambri reforça essa ideia, criando um pé direito mais baixo, marcando onde o cliente deve fazer e retirar seus pedidos. Prateleiras iluminadas em estrutura cremalheira são utilizadas para expor os produtos do mercado. O chapisco com pintura meia parede dentro da paleta de cores do Brasco, contrastam com o concreto dos pilares descascados. Isso é reforçado por uma iluminação indireta feita por clássicas arandelas com cúpulas de tecido.
A escada de estrutura metálica recebeu uma nova pintura de cor azul, realçando os degraus de madeira Angelim. No segundo pavimento, a ocupação do público se dá por espaços variados que configuram algumas “salas de estar” que convidam o usuário a permanecer. Para os mobiliários soltos, foram escolhidas peças confortáveis e aconchegantes.
A iluminação foi pensada para ser suave e relaxante. O resultado foi um jogo de pendentes que se espalham pelo salão com diferentes alturas, marcando mesas, circulações e vegetações, dando movimento ao ambiente. Alinhamentos, texturas e cores também se fazem presentes nesse espaço, que é potencializado por suas grandes aberturas trazendo a natureza para dentro do salão, permitindo que o cliente desfrute a vista arborizada das ruas que cercam, dando toque de calmaria necessária em meio a correria.