-
Arquitetos: Øblicuo
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:José Rozón
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto residencial localizado no município de Las Terrenas, província de Samaná, península localizada a nordeste da República Dominicana. A casa está inserida num lote de 1.000m2 dentro de um complexo turístico privado com acesso direto à praia. Trata-se de uma casa de 180m2 de planta retangular que possui 2 áreas principais muito bem definidas, área social e área semi-privada, ambas com acesso independente para gerar privacidade ao usuário e diferentes experiências ao entrar nela.
A casa estabelece uma ligação silenciosa com a rua. Esta ligação com o ambiente ocorre apenas através de uma porta de madeira, visível do exterior e que nos liga ao terraço, onde ocorrem as atividades mais importantes da casa. A fachada em blocos vazados faz parte da solução estética da casa e ao mesmo tempo a protege do sol, compreende as brisas do clima tropical da região, ventilando constantemente o espaço de forma natural.
Um acesso independente e mais íntimo à zona semi-privada, através de um corredor que funciona como fronteira entre o interior e o exterior, prepara-nos para a calma e encerra-nos entre paredes revestidas a coralina (Pedra Coral), material que liga o mar e a beleza arquitetônica caribenha.
A sala de jantar e a cozinha não são apenas espaços de encontro para preparar e consumir alimentos, mas também proporcionam um ambiente reflexivo, persistente e maduro, incentivando conversas significativas e momentos de introspecção. A arquitetura e o design do Retiro entendem a importância da luz natural abundante nos espaços, mas também entendem a escuridão, aquela luz que independentemente dos materiais nos abraça e nos dá calor.
A simplicidade e leveza do projeto tiveram papel fundamental no tempo e na eficiência de sua construção, mesclando métodos construtivos tradicionais com métodos contemporâneos, privilegiando mão de obra local e especializada. O aço, a madeira, o concreto, o mármore coralino e o travertino não buscam apenas proporcionar estética, mas também farão com que o projeto perdure no tempo, buscando o que é duradouro, e não a temporalidade da moda.
El Retiro define-se como uma casa que entende o propósito da arquitectura residencial como um refúgio, onde o técnico e o emocional coexistem, onde o utilizador pode escolher a sua experiência de como habitá-la, seja partilhando com seres próximos ou invocando-nos ao silêncio do nosso interior.