-
Arquitetos: AQMA
- Área: 1000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jean Baptiste Thiriet
-
Fabricantes: KEIM
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Scala está localizado na ponta do ZAC Presqu'ile em Grenoble. O terreno tem uma localização muito favorável, cercado por montanhas e futuras construções. Na esquina da Rue de Nantes com a Winston Churchill, o terreno se volta para o sul, o que lhe confere um caráter distintivo a ser destacado. O desafio do projeto foi aproveitar ao máximo essa situação excepcional, seguindo as diretrizes urbanas e organizando os volumes de forma a interagir harmoniosamente com o entorno e com as futuras construções ao longo da travessia central do quarteirão.
O Scala é composto por 16 unidades habitacionais distribuídas em 7 pavimentos. Sua estrutura interage diretamente com o ambiente, encaixando-se na continuidade dos edifícios vizinhos já existentes, ao mesmo tempo em que proporciona vistas panorâmicas da paisagem circundante. Nosso projeto é parte integrante da leitura global do quarteirão e desempenha o papel de "ponta de lança" do bairro na composição urbana. O edifício foi projetado com uma volumetria escalonada (do R+1 ao R+6), buscando otimizar a entrada de luz solar e proporcionar espaços externos generosos. Uma recessão foi criada no centro da fachada da rua para criar um ponto focal e interromper a linearidade da estrutura.
Um dos princípios fundamentais do projeto é a expansão externa dos espaços: "de dentro para fora". Isso se manifesta em terraços e varandas pontiagudas, integrados à abertura e aos cantos da fachada. As varandas elevadas proporcionam espaços externos protegidos e de dupla altura para todas as unidades, intensificando a singularidade arquitetônica da proa e oferecendo diferentes vistas para cada apartamento. Para animar o térreo, a ponta do prédio é completamente aberta, abrigando a entrada, a área de serviço e um generoso depósito de bicicletas, com apenas ripas de madeira servindo de divisórias entre a rua e a entrada. Essa transparência destaca a mobilidade suave, permitindo uma verdadeira conexão entre o exterior e o interior. A abordagem do projeto prioriza o cuidadoso design habitacional e a presença de espaços externos para todos, visando oferecer um ambiente de vida de alta qualidade e modos de vida diversificados. Foi dada especial atenção à orientação das habitações e à variedade de tipologias, com unidades que variam de T2 a T5, garantindo que cada uma tenha pelo menos uma dupla orientação. As unidades T3 e T4 na ponta possuem tripla orientação, enquanto o hall e as áreas comuns são naturalmente iluminados e muito luminosos.
Ao respeitar um orçamento limitado, buscamos criar um edifício econômico em termos de materiais para reduzir sua pegada de carbono. Essa abordagem frugal, eliminando elementos supérfluos como revestimentos decorativos e guarda-corpos desnecessários, é compensada por diversas janelas grandes que proporcionam vistas amplas da paisagem montanhosa e urbana. Seguindo essa linha de pensamento, a estrutura do edifício é composta por concreto estrutural coberto com uma camada de pintura branca, padrão para todos os prédios do quarteirão, e uma parte de concreto com padrões e esmalte de terracota brilhante, que muda de acordo com o clima e a exposição solar. Com sua simplicidade, o edifício se integra facilmente ao ambiente, sem artifícios, destacando-se por um design simples e elegante, com volumes bem definidos e aberturas generosas.