O filme "Vida sobre as Águas" (2023), com direção principal e pesquisa da arquiteta Danielle Khoury Gregorio, será exibido na Mostra Ecofalante de Cinema, o maior e mais importante festival cinematográfico socioambiental da América do Sul. O filme também participará da SEMEIA – Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã.
Das casas sobre palafitas às moradias flutuantes, o documentário destaca a arquitetura única das comunidades ribeirinhas da Amazônia, e as adaptações engenhosas para lidar com as paisagens inundadas das planícies fluviais amazônicas brasileiras, desafiadoras e em constante transformação. O filme revela as técnicas de construção coletiva que materializam uma arquitetura territorialmente integrada, construída em harmonia com o ambiente da Bacia Amazônica e profundamente enraizada no rico patrimônio da região.
O filme já marcou presença em 15 festivais de cinema internacionais, incluindo o BARQ - Barcelona International Architecture Film Festival e o Reel Houses International Film Festival - Ohio, Estados Unidos. Recebeu reconhecimentos como Melhor Documentário no Istanbul International Architecture and Urban Films Festival/ Mimarlık ve Kent Filmleri Festivali, além dos prêmios de Melhor Produção e Melhor Montagem no CineMAZ - Festival de Cinema Independente e o Prêmio IAB-SP 2022 na categoria "Culturas Arquitetônicas".
Com o apoio da Holcim Foundation, "Vida sobre as Águas" foi filmado em agosto de 2022, na comunidade flutuante de Catalão (Iranduba) e nas comunidades de palafitas de Xiborena (Iranduba) e Careiro da Várzea. Além de destacar a poesia, a força e o caráter único das construções ribeirinhas, o filme apresenta o homem ribeirinho e sua relação com os rios e espaços onde vive, demonstrando como as dinâmicas ambientais guiam a organização socioespacial das comunidades. É uma homenagem à cultura e à arquitetura ribeirinha, convidando à reflexão sobre as possibilidades de uma arquitetura mais sustentável e integrada territorialmente.
As sessões ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro, em 08/06/2024 às 16:00 na Estação NET Rio e em 11/06/2024 às 20:00 no Cine Arte UFF, como parte da Mostra Ecofalante. Também será exibido em 07/06/2024 às 16:00 no Museu do Amanhã, como parte da SEMEIA, Semana do Meio Ambiente, onde o Museu do Amanhã explora as “Trilhas da Florestania”, ressaltando a conexão de todos os elementos na floresta e a importância de reconhecermos nossa integração com a Terra.
Título
Vida sobre as Águas: Arquitetura Ribeirinha da Amazônia em Destaque na Mostra Ecofalante e SEMEIATipo
Festival / BienalOrganizadores
De
08 de Junho de 2024 04:00 PMAté
11 de Junho de 2024 08:00 PMOnde
Rio de JaneiroEndereço