-
Arquitetos: PH TIPO CASA
- Área: 145 m²
- Ano: 2022
-
Fotografías:Fede Kulekdjian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta ocasião, fomos convocados por Belén e Tro ao bairro Parque Chacabuco, para reformar seu recém-adquirido apartamento de cobertura. Nos deparamos com um desafio interessante, um edifício existente que necessitava de revalorizar a maior parte dos seus espaços (que já tinham uma estética interessante e característica) mas ao mesmo tempo sem ampliar os metros quadrados existentes.
Começamos por analisar em profundidade os diferentes ambientes e a forma como estavam ligados, um excesso de divisórias no interior e um pátio desperdiçado obscureciam o conjunto. Assim, a entrada de luz e de ar eram os principais problemas a resolver.
Começamos pela integração dos ambientes internos de uma forma mais lógica, integrando o espaço da sala com a cozinha de uma forma mais funcional, e priorizamos a entrada de luz através de duas operações de esvaziamento. A primeira foi furar a laje existente na nova área da cozinha, que anexamos a um novo pátio interno, melhorando as vistas e oxigenando o ambiente em sua totalidade.
A segunda operação consistiu na remoção de um toldo localizado no pátio principal da cobertura, o que nos permitiu valorizá-lo e aproveitá-lo da melhor forma, e ao mesmo tempo ganhar maior quantidade de luz e acesso de ar à maior parte da casa, pois como mencionamos no início, essa era a nossa premissa principal.
Seguindo para outros ambientes, o terraço era um setor escalonado, isolado e fragmentado, que precisava ser tratado de uma forma que proporcionasse sensação de um local amplo e ao ar livre, que convida e incentiva o convívio social da casa. Assim, pensamos em uma recomposição da escada, preenchendo novos degraus, e vinculando-os a um gesto progressivo que permita uma subida lúdica, gerando um percurso até o último e mais alto espaço da propriedade. Tudo isso seria controlado e acompanhado através de uma reestruturação das paredes laterais, que são movimentadas criteriosamente para finalizar a recomposição de todo o volume e evitar vistas indesejadas.
Recapitulando, a casa é atravessada por dois vazios que garantem luz e ventilação ao longo do dia, terminando num espaço plástico, tentando mais uma vez preservar a maior parte do que existe, e fundi-lo com novas e melhores intervenções.