-
Arquitetos: Per Cavalli Arquitetura
- Área: 2500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Cacá Bratke
-
Fabricantes: Madersilva
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado para um jovem casal de profissionais do adestramento, o VM Dressage Stables precisava atender não só aos cavalos e demandas pessoais dos proprietários, mas também dos seus clientes. Com grande movimentação diária, um dos requisitos principais era que o local fosse prático e seguro, tanto para os animais quanto para os cavaleiros e tratadores.
A escolha do layout em “O” possibilitou um encaixe do extenso programa de necessidades, que compreende 30 baias de 4m x 4m cada, área veterinária, duchas, quartos de sela, espaço para recepção de eventos, secadores, vestiários, local de armazenamento de ração e volumosos além de dois flats de maneira muito funcional. A praça que surge naturalmente com a escolha do desenho do projeto cria uma atmosfera acolhedora, com uma fonte e paisagismo que, em conjunto, amenizam o micro clima enquanto trazem a natureza para dentro da construção. As janelas nas faces externas, presentes em todas as baias, permitem que os cavalos disfrutem não só da vista interna, mas também das paisagens que o posicionamento do pavilhão no ponto mais alto do terreno proporciona.
Dessa maneira, a iluminação diurna fica a cargo do Sol, que permeia a construção, sem achar muitas barreiras, sequer entre as baias, tendo em vista que as paredes são gradeadas e muito ventiladas. Para iluminar quando ele se põe, o projeto buscou cumprir não só um papel técnico, através de um pendente individual por baia, mas ainda um caráter cênico, por meio de arandelas pontuando os pilares e pontos de luz a nível do piso, presentes no paisagismo. Com todas as baias voltadas ao centro, fica evidente a imponência de seu fechamento em madeira e ferro que, combinada com os tijolos a vista e os grandes portões com a logo do estábulo, dão a identidade visual da propriedade, repetida em todas as outras construções, desde a casa sede até a pista de treinamento.
Amplos corredores cobertos oferecem uma circulação abrigada e segura, mesmo nos dias de chuva, interligando os serviços existentes no volume. Próximo ao acesso principal, localiza-se a área veterinária que, para atender a todos os animais estabulados, conta com área de manipulação, tronco de contenção além de uma esteira aquática. Para esse espaço, a escolha do revestimento do piso foi por placas de borracha, mesmo material empregado tanto nas duchas externas quanto no espaço de preparo dos animais. Como são espaços de maior permanência e manipulação, é uma forma de evitar impacto desnecessário no casco dos cavalos e deixar seu manejo mais seguro.
Desde a varanda frontal é possível vislumbrar as pistas descobertas e um dos lagos da propriedade. Já o picadeiro coberto conta com o apoio da ampla área gourmet anexa, equipada para receber eventos como leilões e pequenas competições.