-
Arquitetos: Estudio STGO
- Área: 290 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge do desejo por uma casa com um pátio em uma localização central da cidade, evitando se deslocar para as periferias, mas mantendo a privacidade e se adaptando às características dos terrenos urbanos. A casa está, então, localizada em um terreno não convencional na cidade de Rosario, Argentina, com uma fachada estreita de 3,40 metros que se alarga em direção ao centro do quarteirão, onde anteriormente funcionava uma oficina mecânica.
A casa pretende passar despercebida e ser um refúgio em seu contexto. Dada a condição urbana do bairro, onde predominam os edifícios residenciais em altura, o objetivo foi criar espaços iluminados, ventilados e protegidos de vistas indiscretas.
Da rua, o portão totalmente fechado gera a sensação de que se trata de uma construção diferente de uma residência. No entanto, ao entrar pelo pátio semicoberto e vegetado, que funciona como garagem, essa percepção se dissipa, e à medida que se percorre a casa, ela vai sendo descoberta. Com o objetivo de otimizar a superfície e aproveitar ao máximo a luz natural, foi projetado um núcleo central. Esta solução permite uma distribuição eficiente e fluida, criando uma sensação de amplitude e coesão em todos os espaços.
No térreo, a cozinha ganha destaque e se torna o coração da casa. São propostos limites flexíveis entre a galeria e o jardim, graças a grandes janelas. O andar superior foi organizado para oferecer o máximo de privacidade e conforto aos moradores, com um hall central naturalmente iluminado a partir do qual se tem acesso aos três quartos.
O último andar conta com um espaço flexível que aproveita os terraços como uma extensão do ambiente doméstico, aproveitando a exposição solar especialmente no inverno, quando o jardim do térreo fica sombreado devido aos altos muros.
O terraço voltado para a frente do terreno possui uma abertura que olha para a rua, mantendo a relação com o entorno. Essa contradição entre o bloco fechado, que busca se esconder, e a abertura, que convida os moradores a se aproximarem, cria um espaço atraente e único para os habitantes da casa.