-
Arquitetos: sp/n
- Área: 310 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Atelier247, spin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Pavilhão do Povo" começa explorando o conceito de "Paisagem Viva", aproveitando as oportunidades ao reutilizar o espaço do Jardim da Prefeitura de Bangkok durante os horários em que não está em funcionamento. Isso é feito criando um espaço "público" na forma de um pavilhão, projetado para ser um local de encontro onde as pessoas podem se reunir, interagir, conversar, debater e apoiar uma variedade de atividades para diferentes grupos e papéis na comunidade.
A ideia da iniciativa é quebrar as fronteiras entre os contextos urbanos e os espaços verdes fechados dentro dos edifícios. Isso será alcançado criando espaços públicos temporários que apoiem atividades comunitárias na área circundante. Através de um design flexível e programação variada, o Pavilhão cria um ambiente acolhedor onde as pessoas podem se reunir, socializar e participar de diversas atividades. Ele atua como um catalisador para o envolvimento da comunidade e interações entre pessoas de diferentes origens. Seja com a realização de eventos culturais, workshops educacionais ou simplesmente oferecendo um espaço sereno para relaxar, o Pavilhão tem algo para todos.
O terraço do pavilhão apresenta um "remendo" de grama, do mesmo tipo que o gramado original do local, proporcionando uma qualidade natural que permite a passagem da luz solar. Isso cria sombra semelhante à proporcionada pela copa das árvores. A grama seca e decomposta aumenta as lacunas que permitem a entrada de luz solar e artificial, variando ao longo do dia e durante o evento. Desde a entrada do local, o telhado se apresenta como um terreno elevado e gradualmente se transforma em uma definição de telhado conforme você se aproxima do pavilhão. As estruturas leves e sistemáticas são construídas como parâmetros leves, definindo conjuntos de zonas proxêmicas. Além disso, assentos circulares de forma livre são especificamente projetados em diferentes tamanhos e distâncias em vários locais. Esses espaços positivos e negativos são incorporados para permitir a reunião ou dispersão de grupos diversos, dependendo do tamanho e tipo de atividades.
O People Pavilion foi planejado antecipadamente como uma atividade orientadora durante toda a Semana de Design de Bangkok 2024, no distrito de Phra-Nakhon, organizada e curada pela Urban Ally. Durante esse período, ele sediou uma variedade de eventos comunitários, desde atividades mais tranquilas até as mais dinâmicas, como a cerimônia de abertura, debates urbanos em podcast, áreas de relaxamento, oficinas para estudantes, apresentações musicais, performances interativas e DJ ao vivo, respectivamente. Além disso, várias atividades espontâneas foram adicionadas pelas pessoas que visitaram e se interessaram ao longo das semanas. O People Pavilion durante a Semana de Design de Bangkok 2024 funcionou como um espaço de diálogo entre as pessoas, o espaço urbano e as dinâmicas urbanas.