-
Arquitetos: Mangado&As, oiza.a
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
-
Fabricantes: Carmave, Garnica Plywood, Industrias Cirauqui, Iralde, Maderas Azcona, Proyelectro, Saltoki, Spiu, Tabsal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Woodville projeta, desenvolve, coordena e monta unidades de alojamento energeticamente eficientes com tecnologia de construção seca e leve, baseada na utilização de madeira e seus derivados.
Do conjunto entre industrialização, leveza, sustentabilidade, ecologia e o extraordinário avanço nos encaixes, a madeira projetada ressurge como um material de construção reinventado. A Woodville confia plenamente na madeira como material básico para a materialização de seus produtos; não só pela sua expressividade, mas especialmente pelas suas possibilidades funcionais. Sem esquecer que a madeira, pela sua condição quase omnipresente no planeta, a sua qualidade regenerável - única em materiais de construção - aliada à sua facilidade de fabricação com baixo consumo de energia, fazem dela o material de referência em sistemas construtivos acessíveis e de baixo custo.
O projeto materializa-se praticamente através de um único produto construtivo: um painel formado por duas placas estruturais de madeira e um núcleo isolante interposto com capacidade de transmissão de carga, o que o torna um elemento altamente versátil – adequado para aplicação tanto na vertical como na horizontal - e polivalente, pois combina as funções de estrutura e fechamento. Caracterizam-se pela extraordinária eficiência resultante do seu design, capaz de extrair o máximo benefício dos materiais que compõem o sanduíche.
O painel SIP é a base de um conceito de construção autodesenvolvido e concebido especificamente para a produção industrializada dos produtos da empresa Woodville sob critérios de projeto para fabricação e montagem (DfMA). A empresa opera através de uma rede deslocalizada de fornecedores homologados (preferencialmente próximos do centro de coordenação logística) que fornecem materiais, componentes e equipamentos ou serviços; um sistema de resposta ágil que permite uma adaptação elástica às mudanças nas condições de demanda. A rede de fornecedores é alimentada por um sistema de gestão de componentes suportado por uma BOM (lista de materiais) ligada ao gémeo digital.
A Woodville lança no mercado o modelo mohma em quatro versões e três tamanhos. Todos partilham o módulo central que contém tudo o que permite usufruir confortavelmente da unidade, constituindo consequentemente a cela mínima do espaço. A peça central pode ser complementada com uma ou duas asas anexas para configurar respectivamente as duas versões médias ou grandes. Estes possuem mezaninos que ampliam a superfície útil, o que proporciona uma experiência espacial fluida que não deixa de ter uma certa riqueza, principalmente se levarmos em conta as dimensões das unidades. Mohma oferece espaços simples, luminosos e ordenados, que visam proporcionar uma vida confortável com um custo operacional muito baixo, comprovado pela sua Classificação Energética A.
A volumetria curva única, juntamente com a sua envolvente altamente camaleônica, conferem às unidades um elevado grau de integração no ambiente natural em que estão instaladas. É por isso que o mohma é um produto especialmente alinhado com iniciativas de turismo rural, proporcionando valor acrescentado a negócios do tipo resort, glamping, nômades digitais... distinguindo-se da concorrência com um produto com um design forte, sustentável e focado no bem-estar do usuário.