-
Arquitetos: Miró Rivera Architects
- Área: 661 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Casey Dunn, Bud Franck, Paul Finkel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Emergindo de uma suave encosta, a River Hills Residence personifica o estilo descontraído de Austin. Esta casa à beira do lago oferece uma vista para um extenso gramado sombreado por altas nogueiras e ciprestes nativos. Um caminho da casa leva a uma piscina, uma cabana para hóspedes e um cais para barcos.
A casa principal é formada por duas alas que cercam um pátio central e são conectadas por uma estrutura de vidro. A casa mantém um perfil baixo graças à integração parcial das duas alas na topografia, abrigando quatro quartos e uma garagem para quatro carros. Degraus ladeados por canteiros de flores nativas coloridas levam ao acolhedor pátio central, onde as janelas permitem vislumbrar a coleção de arte do proprietário. Aço corten é usado de várias maneiras na parte externa da casa — como revestimento, corrimãos, chaminés, muros de contenção e calhas — complementado por madeira de freixo tratada. Um caminho ladeado por árvores Palo Verde leva à porta de entrada de vidro pivotante, com três metros de altura.
O ponto central da residência é a grande sala de 93 metros quadrados. Ancorada por uma lareira escultural de calcário cinza escuro, essa sala conecta fisicamente as alas revestidas de aço Corten. Duas paredes de vidro laminado, do chão ao teto, oferecem vistas das áreas principais de convivência para a paisagem, enquanto os beirais profundos protegem os interiores do intenso sol de verão. O teto rebaixado, finalizado com tecido acústico e bordas de aço Corten, unifica e destaca as áreas de estar e jantar. O piso é revestido com largas tábuas de pinho de folha longa reaproveitado. A lareira separa a grande sala da sala de mídia informal, onde o proprietário assiste a filmes e toca discos. Estantes de aço estão embutidas em ambos os lados da lareira de calcário.
A cozinha, organizada em torno de uma grande ilha com bancos, é iluminada por janelas altas. Portas deslizantes permitem que o espaço se abra para uma área externa com churrasqueira e jantar. Um beiral de 5 metros de profundidade define os espaços de convivência ao ar livre, antes de se elevar e envolver a suíte principal, que parece estar suspensa no canto sudeste da residência. Aberturas no beiral em balanço criam uma sensação de leveza e permitem vislumbrar as copas das árvores.
As escadas, finalizadas com o mesmo pinho de folha longa reaproveitado dos pisos, recebem luz natural de uma janela situada acima de uma obra de arte fluorescente. Os corrimãos de aço corten escondem luzes de LED. No térreo, a escada enquadra um corredor adornado com telas coloridas que levam aos quartos das crianças e aos quartos de hóspedes. Com janelas voltadas para o sul que oferecem vistas de um canal estreito cercado por ciprestes, os quartos são luminosos e arejados. No andar superior, a suíte principal apresenta uma combinação de tons de couro cinza, nogueira rica e basalto escuro. O quarto principal se abre para uma varanda privativa, enquanto o chuveiro possui uma grande janela protegida por ramos pendentes.