-
Arquitetos: Fragmentos
- Área: 1910 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção teve como objetivo a reabilitação de um edifício histórico de habitação multifamiliar, celebrando a sua forma e estruturas originais, descaracterizadas por sucessivas alterações e ampliações. Estas alterações resultaram na danificação de grande parte dos elementos originais, sobretudo nos interiores, e conduziram mesmo a alguma fragilidade estrutural mais acentuada no corpo tardoz.
O programa desenvolve-se ao longo de 22 apartamentos distribuídos por 6 pisos mais sótão. As novas tipologias, completamente distintas das existentes, foram desenhadas para se integrarem na realidade e necessidades de habitar contemporâneas. Desta intenção, resultou a necessidade de acrescentar um piso em sótão, aos seis existentes e o aproveitamento do que em tempos fora um espaço comercial para a criação de uma fração habitacional no piso térreo. De forma a melhorar a acessibilidade, foi incorporado um elevador sem alterar a configuração do átrio e núcleo de escadas.
No alçado principal manteve-se a cobertura de três águas e a configuração dos vãos existentes, com a recuperação dos materiais que os constituem. Na generalidade da intervenção, foram recuperados e replicados os acabamentos originais que caracterizam este edifício e o estilo construtivo da época, tais como os arcos em pedra ou os azulejos que revestem a maior superfície da fachada. A recuperação da identidade histórica do edifício à luz da contemporaneidade foi a grande premissa desta reabilitação.