-
Arquitetos: atelier tao+c
- Área: 420 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Wen Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde a sua criação, o instituto editorial - naïve montou livrarias em várias cidades, combinando livros e café para intrigar comportamentos de leitura dentro do seu espaço conceitual. Em um campo nevado de Aranya Chongli, no norte da China, o atelier tao+c concebeu a nova livraria naïve como um espaço luminoso no meio do gelo, integrado de forma harmoniosa com a paisagem circundante. O volume existente é feito em concreto aparente e possui aproximadamente 400m², com pé-direito parcialmente duplo ao lado de encostas cobertas de neve e uma floresta de pinheiros no lado sul.
A fachada de dupla altura ao sul foi aberta com grandes janelas de madeira do piso ao teto, trazendo uma nova perspectiva de dentro para fora que permite visualizar uma fileira de árvores de tons escuros nas encostas de neve branca, possibilitando que a luz do sol de inverno penetre em todos os cantos, adicionando jogos de luz e sombra ao longo do dia.
Entre os pilares de concreto do volume original, foi inserida uma nova malha estrutural de aço e madeira, interligando-se com a existente, criando uma nova sequência espacial sem limites restritos. A estrutura de madeira foi elevada de acordo com a área de dupla altura para formar um telhado inclinado com aberturas circulares, reformulando as vistas para a exploração dos visitantes. Não há paredes divisórias no interior. De acordo com as alturas variadas e a incidência de luz solar, as estantes e bancos são alocados ao longo da malha para definir a circulação e formar áreas com livros, café e bancos de norte a sul em ambientes gradualmente variados.
As estantes de livros, feitas de fibra de vidro com bordas arredondadas, são leves e translúcidas e foram fixadas em suportes de aço inoxidável. Elas se mantêm flexíveis e flutuam no chão para garantir a continuidade do espaço, enquanto o piso cinza claro é um terreno que se estende em direção às montanhas distantes e às encostas de neve e florestas próximas. Conforme a luz do sol se move, penetra e é filtrada pela textura da fibra de vidro, suavizando a luz intensa e lançando sombras suaves, a luz cor de mel que oscila e flui no espaço.
Há três banquetas em contornos fluidos que combinam bancos e mesas atrás para garantir que os livros estejam ao alcance de todos. Cada móvel foi especialmente projetado e feito sob medida pela marca de móveis - ziinlife. Diferentes disposições de assentos tornam tanto a solidão quanto reuniões informais possíveis. Na área das janelas, as vigas e pilares originais foram preservados com um sofá branco colocado ao redor, como se estivesse sentado em um corredor, sentindo-se mais próximo da paisagem. O madeira e a fibra de vidro complementam a paisagem nevada, tornando o espaço, anteriormente de concreto cinza, mais requintado e brilhante, como uma névoa quente subindo da neve.