-
Arquitetos: Tengbom
- Área: 14000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Felix Gerlach
-
Fabricantes: Louis Poulsen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova escola primária para 1000 alunos foi construída no subúrbio de Midsommarkransen, em Estocolmo, ao converter e expandir uma antiga estação de bombeiros de 1940. No local, foi criado um pátio com um playground inspirado nas formas hexagonais encontradas no prédio original, além de áreas de paisagismo natural. Essas instalações fazem fronteira com o parque Enbacken nas proximidades, permitindo o uso compartilhado entre os dois espaços.
Com a antiga estação de bombeiros sendo de valor histórico, foi de grande importância celebrar sua arquitetura e garantir que sua fachada principal voltada para a rua continuasse sendo um marco bem reconhecível no contexto local. O térreo, anteriormente utilizado como garagem para os veículos de bombeiros, foi cuidadosamente transformado em um refeitório cativante para todos os alunos da nova escola, enquanto o andar superior foi destinado a espaços de pré-escola. O poste dos bombeiros e a abertura hexagonal que conecta os dois andares foram preservados intactos.
Localizado "atrás" e conectado à antiga estação de bombeiros, foi adicionado um novo prédio de cinco andares. Este volume compacto foi projetado para abrigar salas de aula bem planejadas, complementadas por uma antiga árvore de carvalho e uma área arborizada que será preservada no local. Dois grandes espaços de escada e ambientes de pé-direito alto garantem uma sensação de comunidade e abundância de luz natural em todo o interior da escola. No subsolo, há um salão multifuncional para atividades físicas e recreativas, enquanto o último andar, revestido de metal, apresenta-se como um volume mais leve e compacto, com acesso a um terraço ao ar livre.
A fachada em concreto cor de areia do novo prédio contrasta de maneira lúdica com a fachada em tijolos vermelhos da antiga estação de bombeiros, criando um diálogo entre as duas estruturas. Como uma adição significativa para a área de Midsommarkransen, a fachada foi projetada com um relevo característico que aumenta a profundidade, sombra e jogo de luz. O prédio possui duas entradas articuladas, uma delas com um relógio de grande porte embutido e um banco para socialização, posicionadas em cantos opostos. Essas características foram inspiradas na expressão marcante da fachada frontal da antiga estação de bombeiros, indicando o novo uso do local como escola e área de recreação escolar.