-
Arquitetos: Estúdio Kaique Xavier, Fred Borges
- Área: 216 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Keniche Santos
-
Fabricantes: Babá Materiais de Construção, Dacaf Estofados, Paraiso Pedras, Placo do Brasil, Quick-Step / Anísio Revestimentos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se caracteriza pela ocupação de uma antiga residência alugada que passa a dar espaço a uma clínica infantil interdisciplinar. A proposta se baseia no programa de necessidades, que passa a ocupar parcialmente a antiga casa, redesenhando a nova espacialidade a partir do desenho original.
O projeto se organiza a partir de um núcleo central de banheiros e shaft elétrico existente. A sala das recepcionistas prolonga o núcleo e passa a configurar de um lado a sala de espera com a brinquedoteca e do outro o corredor de acesso dos profissionais e as salas de atendimento. O projeto inicia após a definição do programa de necessidades e tira partido dos recursos disponíveis para a obra, que se concentraram em uma nova fachada e na área de recepção, tal como o novo leiaute para acomodar as cinco salas de atendimento interdisciplinares.
Da fachada original, um invólucro é desenhado na intenção de configurar unidade para o volume pré-existente. A pele proposta se agarra à platibanda por meio de uma rede metálica de perfis “U”, revestido por placas de gesso produzidas por aditivos especiais de vidro e composto polimérico, proporcionando maior resistência a umidade, raios UV e estabilidade dimensional.
A nova casca tem seus esforços sustentados pela própria malha estrutural metálica que se fixa à platibanda, que se recusa a encostar no chão, vestindo o volume original. Essa soltura de 40cm revela as paredes originais da casa recuadas a 90cm e proporciona leveza para o novo conjunto.