-
Arquitetos: Vrushaket Pawar + Architects (VP+A)
- Área: 293 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:PHX India
-
Fabricantes: Ceramic and Vetrified , Dulux, Jalaram, Jaquar, Kota slabs, Neptune, Polycab
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa abobadada foi projetada para um artista. O projeto da casa é baseado em 2 fatores; contexto local e história do cliente. A estrutura original era uma humilde residência térrea de 2 quartos, construída há mais de 20 anos nos arredores de Chhatrapati Sambhajinagar (Aurangabad). O cliente queria expandir a casa sem demolir a estrutura existente, que se encontra numa zona de clima quente e seco, numa área relativamente densamente povoada.
A necessidade de 4 quartos foi cumprida a partir da distribuição pelos 3 andares. Sala de estar, cozinha, jantar, quarto principal e quarto de hóspedes estão localizadas no térreo. Os quartos dos filhos estão localizados no primeiro andar e o quarto para o próprio cliente está localizado no segundo andar. A sala de jantar é estrategicamente projetada no centro da casa, perfurando a antiga laje, criando um pátio escalonado de 3 andares de altura, trazendo a luz solar no centro da casa durante todo o ano. Isso também ajudou a criar uma forte corrente de vento ascendente, removendo o ar quente da cozinha, sala de jantar e quarto principal, especialmente no verão. Nos invernos pode-se aproveitar a luz solar no centro do térreo sem se expor aos ventos frios.
A escada foi projetada em 3 partes em diferentes níveis diferentes por causa da antiga escada, que está localizada no canto nordeste do edifício. Esta abordagem de planejamento espacial em direção às escadas transcendeu para um projeto de terraços de vários níveis em três andares. Isto criou um espaço exterior para cada quarto com uma identidade única. A laje suspensa de concreto aparente do primeiro andar na escada principal é um espaço de baixa altura envolvido por painéis pré-fabricados perfurados voltados para a rua e parede de tijolos expostos no lado do terraço, criando um equilíbrio perfeito entre privacidade e abertura, permitindo que os ocupantes apreciem a vista de grandes árvores na frente da casa, ao mesmo tempo que obscurece a vista de dentro da casa, da estrada.
Um quarto é localizado na esquina noroeste, de frente para uma grande árvore e um apartamento do outro lado da rua. Foi projetado com teto alto e abobadado não só para reduzir o ganho de calor no verão, mas também para trazer o sol de inverno vindo do sul na sala. Isto também ajuda a manter a privacidade da sala, uma vez que as abóbadas são suspensas apenas no lado norte. O quarto localizado no canto sudoeste tem menos aberturas devido ao clima quente e seco, mas os banheiros de ambos os quartos foram projetados com uma claraboia para maximizar a ventilação leve, criando também espaço para jardineiras, acrescentando interesse às tarefas mundanas diárias. A segunda escada está localizada ao redor do pátio central. Que é construído como uma estrutura de suporte de carga com materiais simples como pedra kota e tijolo de primeira qualidade. Tem vista para o jantar abaixo enquanto se conecta ao quarto do Artista (Den).
O Den é uma sala especial onde o cliente passa seu tempo em trabalhos criativos como pintar, pensar e alimentar peixes. A sala tem vidro em 3 lados e um lago de lótus pendendo sobre o pátio. O espaço é novamente envolvido por uma parede independente de tijolos jaali, proporcionando privacidade e ventilação leve. A sala também tem teto parcialmente alto com uma abóbada pelo mesmo motivo de resfriamento passivo. A sala está colocada de forma a ter acesso a 2 terraços com vistas completamente diferentes, desde colinas ao longe até grandes copas de árvores com paisagens ao redor. Esta sala também possui uma varanda interna com vista para o jantar abaixo, criando uma conexão visual e sonora entre os vários níveis.
A paleta de materiais é mínima, com materiais muito humildes, como pedra kota, azulejos, tijolos aparentes e concreto, lembrando as origens humildes dos clientes. A madeira utilizada no projeto foi adquirida localmente e recuperada de uma wada (edificação típica de Maharashtra) muito antiga. Os terraços escalonados, as escadas, as grandes abóbadas e os materiais revelam de certa forma a vida do artista. Resiliente, fluido, mas firme como o seu espírito.