-
Arquitetos: enrico sassi architetto
- Ano: 2024
-
Fotografias:Alberto Canepa, Enrico Sassi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A passarela está localizada em Mezzovico, na via Cavazz, Suíça, e conecta as duas margens do rio Vedeggio. É uma travessia ciclo-pedonal incluída na rota nacional das ciclovias N3 (eixo Norte-Sul).
A estrutura autoportante da passarela é composta por duas treliças paralelas e congruentes conectadas sob o piso por um plano de suporte reticular. Todos os perfis constituintes são de seção quadrada. O elemento superior e as nervuras são perfis de seção quadrada de 120 x 120 mm, enquanto as diagonais são perfis de 80 x 80 mm. O elemento superior é um arco circunferencial com um raio de 76,3 m. A altura mínima da treliça é de 100 mm, a máxima é de 190 mm. Antes dos trabalhos de renovação, a passarela estava equipada com um corrimão metálico (alt. 100 cm) e um guarda-corpo horizontal de cabo de aço inoxidável, que não era padrão. A superfície era composta de vigas de madeira em estado de conservação ruim.
A renovação da passarela envolve a substituição do piso existente (deteriorado), a remoção dos cabos de aço inoxidável horizontais e a vedação das partes triangulares vazias com uma chapa de aço com acabamento natural oxidado (ferrugem). O preenchimento do espaço oco é realizado com chapa perfurada com a máxima proporção vazão/cheio. O preenchimento com chapa microperfurada fornece transparência e permite a ventilação natural do espaço interior da passarela.
A estrutura principal da treliça foi tratada e pintada com uma cor "ferrugem". A superfície de caminhada é composta por 11 novas lajes pré-moldadas de concreto com alta resistência à geada na presença de sais de degelo com tratamento hidrofóbico. A superfície de caminhada é áspera e antiderrapante; foi obtida com a aplicação de produtos específicos. O peso total das lajes é de aproximadamente 16 toneladas. As lajes foram assentadas sobre mantas de neoprene aplicadas diretamente nos perfis de suporte lateral. A cor das lajes é amarela e foi obtida graças ao agregado utilizado (calcário Saltrio). As cores da passarela são todas em tons quentes, em harmonia com o contexto natural.