-
Arquitetos: SUMA arquitetura
- Área: 70 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Brenda Pontes
-
Fabricantes: Brasil Imperial Ladrilhos, Docol, Monofloor, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal nos convidou para projetar a reforma de um apartamento de 70m² em Curitiba. A premissa do projeto é a integração dos espaços, atualizando o imóvel para o modo de vida dos novos moradores.
Como principal intervenção, sugerimos a demolição da parede da cozinha, além de trechos da área de serviço, visando maior entrada de luz natural e integração com a sala. A partir disso, desenvolvemos um layout que prioriza a cozinha como espaço de estar: a península permite a reunião das pessoas enquanto a comida é preparada, além de ser frequentemente utilizada nas refeições rápidas do dia a dia. Uma demanda importante para o projeto era a criação de áreas de armazenamento suficientes, o que costuma ser um desafio em apartamentos menores. A marcenaria sob medida soluciona essa questão, com a criação de armários que se iniciam no hall e seguem até a área de serviço. Nos quartos, além dos roupeiros mais comuns, desenhamos um grande armário-aparador sob a janela da suíte.
Uma intensa conversa com os clientes nos direcionou quanto à materialidade do projeto, originando uma paleta composta por texturas claras e características artesanais. O piso em microcimento, por ser um material monolítico, contribui para a sensação de amplitude. Inspirados pelo grafismo do piso original de tacos em paginação dama, escolhemos materiais em pequenos formatos para as áreas molhadas, como a cozinha e os banheiros. Tais revestimentos buscam trazer o saber artesanal e a singularidade das peças para o projeto: o ladrilho hidráulico branco é o protagonista da cozinha e da área de serviço, com suas peças únicas, fabricadas uma a uma. Para os banheiros, optamos por um revestimento cerâmico com superfície levemente ondulada, que faz referência à técnica de pintura gouache.
A cor verde está presente no hall de entrada, traduzindo a personalidade dos moradores logo ao entrar no apartamento. A cor foi aplicada tanto nas paredes quanto no volume de marcenaria, criando uma espécie de “caixa”. A inspiração para o tom de verde partiu de uma serigrafia do artista curitibano Rimon Guimarães, que faz parte do acervo dos clientes.