-
Arquitetos: Natura Futura Arquitectura
- Área: 16 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Saul Vera, Jhonatan Andrade,Patricio Naranjo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os processos culturais em Babahoyo, Equador, tradicionalmente têm sido realizados nas margens da cidade. Reforçando a ideia de que a arte e a cultura só podem se desenvolver em terra. Esquecendo que o rio não é apenas um espaço de mobilidade, mas um espaço público que tem sido habitado por séculos, mas negligenciado por muitos atualmente.
Trata-se de uma cidade fluvial que tem vivido um progressivo deterioro em seu habitat flutuante; reduzindo seu número de 250 para 25 estruturas flutuantes nas últimas décadas. As técnicas tradicionais de habitar o rio foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial do Equador por suas origens pré-hispânicas, identitárias e de valor histórico. No entanto, pouco ou nada foi feito pelas autoridades locais para preservar o habitat, as técnicas tradicionais e proteger as famílias que habitam o rio há décadas. Este espaço busca ser um reativador cultural urbano, através de uma plataforma flutuante móvel; alcançada através da autogestão interdisciplinar de músicos, arquitetos, designers gráficos, produtores e fotógrafos locais.
A plataforma de 4m x 4m se assenta sobre uma estrutura de tubos metálicos, sob a qual estão ancorados 16 tanques de plástico reutilizados. Os pilares laterais são compostos por uma estrutura leve híbrida de metal e madeira; aos quais são ancoradas as telas modulares superiores que sustentam, por sua vez, o tecido que dá forma à lanterna urbana. Para evitar desequilíbrios na plataforma, causados pelos ventos do rio, é proposta uma forma de pirâmide invertida. Sua modulação permite fácil montagem, desmontagem e transporte nos dias de eventos culturais
O projeto explora possibilidades que revalorizam os recursos hídricos em cidades fluviais latino-americanas; através do trabalho coletivo e da arte, atuando como um reparador que conscientiza, reativa e promove uma convivência sustentável entre a cidade e o rio.