-
Arquitetos: Laurent Troost Architectures
- Área: 359 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Susan Valentim
-
Fabricantes: Aço Manaus, Marcos Ruiz, ROCHA Aluminium, SVI, USEMIX
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a um quarteirão do mítico Teatro Amazonas, em pleno centro histórico de Manaus, o Co-Living INGÁ apresenta um novo modelo de moradia comunitário, integrado com a natureza. Com intuito de impulsionar a iniciativa privada a investir em empreendimento no Centro Histórico da cidade, este pequeno empreendimento, composto por 3 apartamentos de um quarto (43m2) e 3 apartamentos de 2 quartos (52m2), foi projetado para ser um edifício vivo ao ser “envelopado” por plantas nativas e por PANCs, as plantas comestíveis não convencionais.
Com seus grandes planos de vidros deslizantes, os apartamentos são amplos, espaçosos e apresentam grande flexibilidade de uso, garantindo a diversidade de perfis dos moradores. Além disso, todos os ambientes são beneficiados por ventilação cruzada, além de ser protegidos do sol pela própria sombra que cada bloco de apartamento projeta sobre o outro. Por fim, o sentimento de comunidade é garantido pelo compartilhamento de algumas funções: lavanderia coletiva, deposito compartilhado, horta comunitária, churrasqueira e deque com ducha e vista para o Teatro Amazonas. A remoção das áreas de serviços do programa das unidades habitacionais garantiu uma planta extremamente compacta e otimizada, permitindo uma eficiência altíssima no empreendimento.
No entorno pouco qualificado urbanisticamente e numa rua desprovida de arborização, o projeto se destaca pela transparência do térreo dialogando com o espaço publico e pela vegetação abundante como manifesto a favor do verde nos centros históricos. O vigor do projeto, de qualificação de um centro necessitando ações e investimentos de pequeno porte, transbordou os limites do próprio terreno a traves de incremento de iluminaçao publica e por meio da promoção da arte urbana que conquistou as paredes vizinhas, com os artistas amazonenses convidados: Curumiz e Wira Tini.