-
Arquitetos: DEAR + Celeste architecture
- Área: 335 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:François Dantart, Celeste architecture
-
Fabricantes: Idem Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. A comunidade de Couesnon Marches de Bretagne, França, nos confiou a gestão do projeto de uma biblioteca com a ambição de ser um "Terceiro Lugar" (conceito de espaço voltado para encontros e trocas) no município de Bazouges-la-Pérouse. Definida como um "Terceiro Lugar", a biblioteca foi concebida como um espaço cultural, um ponto de encontro, um centro da vida cidadã e um local de expressão, aberto a todos e para diversos fins.
Essa reabilitação e extensão foi projetada para valorizar o patrimônio histórico e servir como um manifesto para a construção ecológica, atendendo à demanda de promover a convivência comunitária. O objetivo era projetar um volume emblemático e exemplar usando a terra como material principal, em parceria com Ecobatys e Bruded, empregando materiais sustentáveis consistentes com o contexto patrimonial, e com uma forte ambição ambiental: eficiente em energia e com baixo carbono (E3 C1) em sua construção e manutenção.
A abordagem participativa transversal liderada pelos arquitetos facilitou a apropriação da edificação, oferecendo também o compartilhamento de conhecimentos sobre técnicas de construção para diversos públicos durante a fase de projeto, com o envolvimento dos usuários finais e de todos os interessados presentes: usuários, gestores, clientes, público, voluntários, etc., para definir em conjunto um espaço versátil e capaz.
Para a fase de construção, a organização de canteiros de obras participativos envolvendo moradores, locais de formação (para artesãos de terra no programa de formação da Ecobatys) e locais de inserção, focados na produção e implementação de terra, permitindo a apropriação da edificação, bem como o compartilhamento de conhecimentos sobre técnicas de construção com diversos públicos foram fundamentais.