-
Arquitetos: DFJ Architects
- Área: 380 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
-
Arquitetos: DFJ Architects
- Área: 380 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
Descrição enviada pela equipe de projeto. As vistas impressionantes do interior e da costa do local merecem uma casa excepcional, projetada com uma cuidadosa escolha de materiais de alta qualidade. Optou-se por usar latão, concreto e eucalipto local devido aos seus processos naturais de envelhecimento, cada um exigindo um tratamento meticuloso para realçar sua rusticidade e simplicidade.
A propriedade, que já foi uma fazenda de bananas, sofreu com a extensa degradação da terra, exigindo uma regeneração em larga escala como parte do projeto. Isso não apenas proporciona um ambiente agradável para desfrutar de dentro da casa, mas também permite que a residência se integre naturalmente sob um dossel de vegetação, preservando a vista da escarpa.
O edifício está localizado na encosta norte da extremidade sul da Caldera do Tweed - uma depressão vulcânica em forma de bacia que fica no centro de um espetacular anel de montanhas que caracteriza o Hinterland de Byron. Para abrigar esse local exposto dos ventos predominantes do norte e ao mesmo tempo aproveitar ao máximo suas vistas panorâmicas, foi essencial criar um pátio central protegido, a partir do qual todo o design residencial se desenvolve.
Uma camada externa transparente protege contra o tempo enquanto proporciona uma imersão visual completa na paisagem expansiva ao redor. Vistas do pátio destacam o coração público da casa, enquanto os espaços privados são discretamente ocultos por revestimentos de eucalipto. Além disso, mais espaço ao ar livre, com acesso direto à propriedade e suas vistas, foi integrado ao longo da face leste, a mais protegida da casa.
A casa foi projetada para ser uma residência de um quarto, com a circulação acontecendo ao redor de um pátio central que conecta duas suítes adicionais para hóspedes, a lavanderia, um lavabo e a piscina. A garagem, depósito, escritório e estacionamento para hóspedes estão localizados ao lado da entrada principal, permitindo que moradores e visitantes deixem o mundo para trás enquanto caminham em direção à casa. Durante esse trajeto, é possível apreciar as amplas vistas para o norte e a fachada oeste, com sua entrada principal destacada pelo acabamento de latão dobrável. A laje de concreto, que vai de 275 mm a 150 mm de espessura na borda em balanço, eventualmente criará a impressão de estar flutuando sobre o paisagismo maduro abaixo.
Em vez de construir uma casa grande demais para seus dois moradores, as duas suítes adicionais para hóspedes podem ser usadas conforme necessário. O estacionamento coberto e o escritório separado mantêm o trabalho e a vida doméstica distintos para os ocupantes, enquanto o caminho até a casa proporciona um momento de tranquilidade e separação entre os espaços.
Os recursos de sustentabilidade do projeto incluem:
- Iluminação natural e ventilação natural - sem ar condicionado.
- Plantas no pátio e um corpo d'água criam um microclima mais fresco no verão.
- Massa térmica no piso com aquecimento.
- Sistema solar de 21 kW.
- Zona de Proteção de Ativos Defensável em caso de incêndio florestal.
- Água da chuva coletada armazenada em cinco tanques de 22.500 KL cada, mais um tanque dedicado de 10.000 KL para incêndios florestais.