-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 133 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maura Mello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Recebemos o convite para projetar uma residência unifamiliar no arborizado bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo - SP. Situado em um lote urbano, já tínhamos três vizinhos estabelecidos. Enquanto no terreno de nosso projeto, existia uma residência geminada em péssimas condições estruturais - que fora demolida -, no recuo frontal uma frondosa pitangueira já ocupava o cenário de chegada.
Os futuros moradores desejavam, sem que fosse possível, uma casa com espaços livres de barreiras visuais para promover a interação de todos os ambientes do térreo.
A partir desse pedido principal, organizamos uma barra na lateral em concreto e que organizasse todos os ambientes molhados, percorrendo todo o lote e com largura mínima, se distribuindo programaticamente na seguinte sequência desde a calçada: Abrigo para medidores - voltados para a calçada; Lavanderia, com janelas voltadas para a garagem e clarabóias em formato circular, permitindo uma ótima ventilação para secagem das roupas; Cozinha, também com clarabóias circulares; Móvel para escritório e apoio para televisão; Churrasqueira na área externa e, por fim, o Lavabo encerrando a barra no limite do fundo do lote. Acompanhando a barra, os ambientes integrados ocupam a parcela restante da largura total do terreno, são: Vaga descoberta para o automóvel; Sala de jantar, logo que se acessa a casa; Escada metálica, estruturada por finos tirantes, permitindo a visual entre os ambientes; Sala de estar; Varanda e gramado.
No primeiro pavimento, dispusemos as duas suítes principais uma de cada lado da circulação vertical. Janelas generosas dão vista para rua e para a copa da árvore. Os banheiros estão dispostos logo acima da barra molhada do térreo, proporcionando maior eficiência nas prumadas hidráulicas. Já no segundo e último pavimento da residência, dispusemos um escritório - junto à chegada da circulação vertical e com vista para uma laje jardim. Do lado oposto à escada, temos uma suíte para os hóspedes do casal.
A casa recebeu revestimentos naturais nas áreas externas: o concreto na barra do térreo e a textura mineral preta nas fachadas. Já internamente priorizamos o contraponto, aplicando pinturas brancas nas paredes e piso de acabamento sintético.